AGEMCAMP e FUMEC promovem 9º Fórum Internacional de Educação da RMC

Imprimir   |   Enviar por e-mail

Secretário de Educação do Estado de São Paulo - José Renato Nalini - abre o 9º Fórum

Secretário de Educação do Estado de São Paulo – José Renato Nalini – abre o 9º Fórum

     A AGEMCAMP e a FUMEC (Fundação Municipal para Educação Comunitária) realizaram em Campinas a 9ª edição do Fórum Internacional de Educação da RMC, em atendimento ao projeto da Câmara Temática de Educação da RMC. O Fórum aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto, no “Grande Auditório Campinas”, localizado no espaço para eventos “Expo Dom Pedro”, e reuniu cerca de 1.700 profissionais de Educação das escolas que compõem as diretorias estaduais, assim como das escolas municipais da Região.

     O evento tem o objetivo de contribuir para a formação continuada e capacitação de professores, gestores e especialistas em Educação dos 20 municípios da RMC, conforme determinam os planos nacional, estadual e municipais de Educação.

     Sob o eixo temático central ”EDUCAÇÃO”, o evento contou com a participação de conceituados palestrantes nacionais e internacionais, abrando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, EJA (Educação para jovens, adultos e idosos) até temas ligados à Educação Profissional.

     A solenidade de abertura teve a presença do Secretário de Estado de Educação – José Renato Nalini, do Presidente do Conselho de Desenvolvimento e Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste – Denis Andia, do Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba e Prefeito de Itu – Guilherme Gazzola, e demais Prefeitos da RMC, assim como da Diretora Executiva da AGEMCAMP – Ester Viana, da Diretora Executiva da FUMEC, Darci da Silva, da Coordenadora da Câmara Temática de educação, Claudicir Picolo e demais autoridades.

     No primeiro dia as palestras começaram com o filósofo escritor Luiz Felipe Pondé e seguiram com a Prof. Dra. Ivanilde Moreira, Mestre em Linguística Aplicada em Língua Materna (UNICAMP), Pedagoga e Pós-graduada em Didática do Ensino Superior, e depois o Prof Dr. José Francisco de Almeida Pacheco, educador e pedagogo, Mestre em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ele publicou dezenas de livros com o tema de pedagogia e educação e é o idealizador da Escola da Ponte, instituição portuguesa que se notabilizou mundialmente pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.

     No segundo dia o Fórum recebeu também quatro importantes palestrantes e também obteve sucesso de público: a Professora Jane Paiva, pesquisador na área de educação com ênfase em Educação em jovens e adultos, o Professor Eladio Heredero-graduado em Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madri (Espanha), que tratou sobre educação inclusiva; e também do Professor Domingos Leite Lima Filho-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. O dia terminou com a palestra do filósofo e escritor Mario Sergio Cortella. O Fórum é financiado com recursos do Fundocamp, sob aprovação do Conselho de Desenvolvimento da RMC, e é realizado a cada dois. 

 

Diretora Executiva da AGEMCAMP - Ester Viana

Diretora Executiva da AGEMCAMP – Ester Viana


Presidente do CD-RMC - Denis Andia

Presidente do CD-RMC – Denis Andia

 

Público passou de 1.700 educadores

Público passou de 1.700 educadores


Palestras começaram com o filósofo Luiz Felipe Pondé

Palestras começaram com o filósofo Luiz Felipe Pondé


Palestra do filósofo e escritor Mario Sergio Cortela

Palestra do filósofo e escritor Mario Sergio Cortela


Prof. Dr. José Francisco Pacheco - idealizador da Escola da Ponte

Prof. Dr. José Francisco Pacheco – idealizador da Escola da Ponte

_DSC8675

 

Fórum foi aberto por apresentações do projeto musical Primeira Nota

Fórum foi aberto por apresentações do projeto musical Primeira Nota

 

Caravana de educadores do município de Itatiba

Caravana de educadores do município de Itatiba

_DSC8633

_DSC8726

 

 



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css