Agemcamp sedia treinamento para agentes da Defesa Civil

Comitê foi criado na Agemcamp para simular uma situação de emergência

Os profissionais da Defesa Civil da Região Metropolitana de Campinas (RMC) receberam pela primeira vez treinamento visando ações emergenciais em caso de ruptura de barragens. Realizado na sede da Agemcamp em 28 de março, por meio da Câmara Temática de Defesa Civil da RMC, o curso “Exercício de Comunicação de Alerta de Ruptura de Barragens” é uma iniciativa da CPFL Renováveis e faz parte do PAE (Plano de Ação de Emergência), cujo conteúdo inclui análises de risco, orientações para tomada de decisão e metodologias a serem aplicadas em casos de emergência em barragens.

O treinamento aconteceu de forma concomitante na sede da Agemcamp, onde foi montado um comitê para a simulação de emergência, com a presença da coordenação da Defesa Civil, técnicos da Agemcamp e da CPFL Renováveis, e nos municípios, onde as equipes da Defesa Civil colocaram em prática as ações do plano de contingência, sob a orientação do comitê.

Segundo o Coordenador da Câmara Temática de Defesa Civil da RMC – Sidnei Furtado, a simulação foi realizada de maneira mais próxima possível da realidade. “Enviamos a informação de alerta por meio desta sala de observação e a equipe da Defesa Civil do município avisado já se prontifica a realizar as ações determinadas”.

Participaram do curso equipes técnicas de sete municípios, localizados em áreas de barragem: Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Jaguariúna, Campinas, Pedreira, Piracicaba, Limeira e Iracemápolis. Além das barragens existentes na RMC, outras duas novas serão construídas para atender ao sistema Cantareira – no rio Jaguari, em Pedreira e Campinas, e no rio Camanducaia, em Amparo.

Técnicos monitoram as ações

Técnicos da Defesa Civil recebem o Plano de Ação de Emergência na Agemcamp

Material foi entregue aos municípios