Americana recebe do Estado R$ 15 mi para habitação popular

Quatro projetos habitacionais populares previstos para a região do Jardim da Balsa, em Americana, vão receber R$ 15.184.000,00 em subsídios do governo do Estado de São Paulo. Cada uma das 1.168 famílias beneficiadas vai contar com R$ 13 mil em recursos a fundo perdido, que não precisam ser quitados nas parcelas do contrato.

O dinheiro foi liberado pela Agência Paulista de Habitação Social (Casa Paulista), da Secretaria de Estado da Habitação. As chaves serão entregues a cidadãos cadastrados nos programas habitacionais do Município.

A vinda dos recursos foi negociada pela própria Construtora Itajaí, responsável pela execução de todos os seis empreendimentos populares do Residencial Balsa.

Dois dos quatro conjuntos beneficiados com o repasse, Inaê e Jacy, já estão em construção. Os outros dois, Iracema e Yara, estão em fase final de aprovação.

Os valores já estão depositados e serão vinculados ao CPF de cada beneficiário na assinatura de contrato, que precisa ser feita dentro de 60 dias.

Cada moradia popular tem 49 metros quadrados, e é composta por dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

PROGRAMAÇÃO

Pelas estimativas do próprio secretário municipal de Habitação, Charley Petter Cornachione, será possível entregar no Município todo cerca de 550 unidades habitacionais até o final do ano.

Bom resultado, na sua opinião, levando-se em consideração que, ao longo do governo atual, a Habitação já entregou 1.200 unidades em conjuntos habitacionais como o Vida Nova e o Residencial dos Lírios.

Para o prefeito Omar Najar (MDB), presente ao anúncio dos recursos que chegam do Estado, a cidade ainda tem um déficit habitacional de 5.500 unidades.

Mas já foi bem pior: o déficit era de 11 mil moradias no começo do seu governo. “A gente conseguiu resgatar os investimentos em habitação popular na cidade”, disse o prefeito.

DADOS DOS EMPREENDIMENTO

FASE 1 – aprovados em construção

Condomínio Inaê: 256 unidades, com aproximadamente 140 unidades disponíveis aos inscritos

Tamanho da unidade: 49m² (dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço)

Fase de obra: 45% – Previsão de entrega: 2020. Prazo contratual CEF em 09/09/2022 (adiantado).

Condomínio Jacy: 272 unidades disponíveis

Fase de obra: 5% – Previsão de entrega: até 2021 (18 meses da assinatura com a CEF).

Prazo contratual CEF 10/06/2023.

FASE2 – em fase final de aprovação

Condomínio Iracema: 378 unidades projetadas

Previsão de início das obras: A DEFINIR

Condomínio Yara: 378 unidades projetadas