Autorizada nova obra em corredor de ônibus de Campinas

Assinatura de autorizo de publicação de edital de contratação das obras complementares do trecho Hortolândia-Sumaré do Corredor Metropolitano

Diversas obras viárias estão em execução na Região Metropolitana de Campinas, com o objetivo de melhorar o transporte de massa e proporcionar mais conforto e segurança aos usuários. Em outra intervenção do Governo do Estado, o governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira (2) autorização para execução de obras de melhoramento em trecho de 4,8 km do Corredor Metropolitano Biléo Soares, que interliga os municípios de Hortolândia, Sumaré e Campinas.

Em Hortolândia, Alckmin falou sobre a obra e sobre outras iniciativas na área da habitação, como o Programa Cidade Legal de regularização e titularidade de imóveis “se cada pessoa fosse contratar um advogado iria gastar de R$ 5 mil a R$ 5,5 mil; nós fazemos de graça”, e saúde, também na Região de Campinas. Pela manhã, o governador deu início às obras de um AME e de um CAPS, em Campinas, e entregou moradias em Monte Mor.

“Quero aqui fazer um destaque: quando começou o Corredor Metropolitano Noroeste, bem lembrado pelo Peruggini (prefeito de Hortolândia), de Campinas, Sumaré e Hortolândia, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste, havia uma certa resistência. O Peruggini teve a visão e foi um entusiasta, e dizia no outro mandato dele de prefeito, dizendo olha, a Anhanguera divide, o que vai unir a região é o corredor Metropolitano Noroeste e o Biléo Soares, esse que vai unir as cidades”, disse Alckmin.

Em seguida, o governador descreveu as características da obra, cujo edital será publicado na próxima sexta-feira. “Você vai integrando, pode morar em Hortolândia namorar uma menina de Campinas, pode trabalhar em Campinas, pode vir morar em Campinas trabalhar em Hortolândia, arrumar uma namorada em Sumaré, vai integrando a região toda”, brincou Alckmin. “Roma não se fez em um dia, então você vai passo-a-passo, nós estamos sempre investindo e hoje nós estamos autorizando aqui um investimento de R$ 96,7 milhões”.

Outras obras
     Ainda na área viária, o Governo do Estado está investindo mais R$ 189 milhões em obras que estão em execução no trecho de 24,3 Km que liga Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara D’Oeste. Este ano, devem estar concluídas neste mesmo trecho as obras remanescentes do Terminal Metropolitano Americana, o viário das avenidas São Paulo e Europa; as Estações de Transferência São Paulo e Amizade, em Santa Bárbara; as paradas Mônaco e Juruema, na Avenida Europa, em Americana, assim como as paradas Limeira e Algodão e Parada Alfredo Contato, em Santa Bárbara D’Oeste.

Em 2018, está previsto o término do viário das avenidas da Fazenda e Laura Santos, em Santa Bárbara D’Oeste; a adequação do sistema viário nas avenidas Perola Byington, Floriano Peixoto e Tiradentes; a Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos; as paradas Prefeito Isaias, Tivoli e mais quatro pontos de parada entre a Estação de Transferência Ribeirão dos Toledos e a ponte sobre o ribeirão.

Corredor Metropolitano
     As obras autorizadas para o Corredor Metropolitano Biléo Soares vão beneficiar a população usuária do transporte público de massa na Região Metropolitana de Campinas. Entre os benefícios, novas opções de linhas municipais e metropolitanas e a ampliação do número de terminais para proporcionar mais conforto e segurança para os usuários, incluindo acessibilidade no embarque e desembarque dos ônibus para as pessoas com deficiência.

Em agosto do ano passado, foram entregues, no mesmo trecho, a Estação de Transferência Pinheiros e Parada Emancipação e, mais recentemente, a Estação de Transferência Maria Antônia Km 110 – Anhanguera, no dia 6 de julho.