Campanha alerta para saúde dos rins

Imprimir   |   Enviar por e-mail

A população de Campinas terá acesso hoje à campanha “Saúde dos Rins”, que conscientiza sobre a prevenção das doenças nesses órgãos. O evento acontece no Largo do Rosário, no Centro, e vai disponibilizar vários exames gratuitos. A ação, alusão ao Dia Mundial do Rim, acontece das 8h ao meio-dia. O cidadão pode checar pressão arterial, peso, altura e índice de massa corporal (imc), além de fazer exames de sangue que permitirão identificar qualquer alteração de ordem renal.

O nefrologista José Marcelo Morelli, responsável pela campanha e diretor do Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas, pede atenção ao assunto. “As pessoas conhecem o cardiologista, o urologista, mas não conhecem a especialidade nefrologia, que é a parte clínica do rim. O nefrologista conhece os mecanismos que levam à perda do funcionamento do órgão”, diz. Segundo ele, esse especialista consegue intervir a partir de diagnóstico precoce, através de medicamentos e dieta, e promover a estabilidade da pessoa diante da queda do funcionamento do rim.

Ainda segundo ele, a queda da função renal é uma doença silenciosa, que só dá os primeiros sinais e sintomas quando a pessoa perde 50% dos funcionamentos dos rins. “É sério. A pessoa pode ter uma infecção urinária ou cálculo renal durante a vida toda, e vai perdendo o funcionamento dos rins. Mas só vai se dar conta quando perder praticamente mais da metade”. O especialista aponta que 70% das pessoas que iniciam uma hemodiálise no Sistema Único de Saúde (SUS), na cidade de São Paulo, não sabiam que tinham a doença antes. “Eles já começam direto na hemodiálise. Daí a importância da campanha de prevenção”, defende.

Os fatores de risco para a doença renal são a hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo e também para aquelas pessoas que, ao longo da vida, tiveram infecção renal, cálculo, cistos ou alguém na família que já fez hemodiálise ou transplante de rim. Quem tem acima de 60 anos também precisa ficar atenta, pois após nessa fase, o funcionamento do órgão tende a decair. Quem apresentar alguma alteração nos resultados vai receber acompanhamento gratuito no Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas e na Clínica Humânitas até que tenha vaga no setor público.

 

Instituto de Nefrologia de Campinas realiza caminhada

O Instituto Nefrológico de Campinas (INC Nefro) promove a 3ª Caminhada pela Saúde Renal no domingo, 17, no Parque Taquaral. O evento faz parte de uma série de ações programadas para marcar o mês em que é comemorado o Dia Mundial do Rim. Neste ano, o tema da campanha global é “Saúde dos rins para todos”. O objetivo é alertar para o aumento da incidência da doença renal crônica e conscientizar a população da necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce. As inscrições para a caminhada, com percurso de três quilômetros, podem ser feitas a partir das 9h, na entrada principal do parque.

Durante o evento, que é totalmente gratuito, serão realizados testes dos níveis de glicemia e medição da pressão arterial, entre outras atividades voltadas à promoção da saúde e bem-estar. O nefrologista Marco Karam chama a atenção ainda para cuidados preventivos que podem ser tomados para proteger a saúde dos rins. “Controlar a pressão, os níveis de glicemia e o peso é fundamental. As pessoas também devem rever alguns hábitos no dia a dia, evitando o sedentarismo e o consumo de alimentos muito processados ou com excesso de sal, gordura e açúcar. A prevenção passa por manter o corpo sempre hidratado, ter uma alimentação saudável e balanceada, e pela prática de exercícios físicos”, diz.

Durante o evento na Lagoa do Taquaral, profissionais da equipe multidisciplinar do INC Nefro estarão disponíveis para tirar dúvidas e orientar a população sobre esses cuidados. Para estimular um estilo de vida mais saudável, será realizada uma sessão de ginástica antes da caminhada e uma mesa de frutas ficará à disposição dos participantes. Para completar a sensação de bem-estar, quem for ao evento poderá também fazer massagem e limpeza de pele com aplicação de filtro solar.



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css