Campinas: petróleo rende US$ 123 mil no semestre

A arrecadação de royalties e participações especiais oriundos da produção de petróleo e gás cresceu 43% no Estado de São Paulo no primeiro semestre de 2018 em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, o valor foi de R$ 1,7 bilhão (US$ 447 milhões).

Desse total, Campinas recebeu R$ 469 mil (US$ 123 mil), segundo dados de um levantamento da Secretaria de Energia e Mineração do governo do Estado divulgado na última sextafeira.

Em nota, a Secretaria de Finanças de Campinas informou ter recebido R$ 2,1 milhões (US$ 553 mil) entre janeiro e junho. Os recursos “são referentes a compensação financeira sobre a exploração de gás, energia, óleo bruto e xisto betuminoso”. O texto diz ainda que o valor representa 0,1% da arrecadação prevista para este ano no Orçamento do município e 0,3% do total de repasses feitos pelo Estado. Esses recursos podem ser utilizados na Saúde, Educação e no pagamento de dívidas com a União. A Secretaria lembra, porém, que os impostos que geram mais recursos para o município são o ICMS, o ISS e o IPTU.

Além de Campinas, Indaiatuba e Paulínia também aparecem na lista de cidades com direito a uma parcela dos royalties do petróleo. Elas receberam, respectivamente, R$ 464 mil (US$ 122 mil) e R$ 385 mil (US$ 101 mil).

Do total de royalties, o Estado recebeu até o momento R$ 989 milhões (US$ 260 milhões). Em 2017, foram R$ 2,5 bilhões (US$ 657 milhões). A produção de petróleo e gás do Estado é oriunda de seis campos situados na Bacia de Santos.

Entre os municípios paulistas, Ilhabela continua sendo o que mais arrecada com as participações governamentais. Até junho, a cidade havia registrado o ingresso de R$ 311,5 milhões (US$ 82 milhões). Em segundo lugar vem São Sebastião com R$ 56,3 milhões (US$ 15 milhões), seguida por Caraguatatuba, com R$ 53,8 milhões (US$ 14 milhões).

Os três municípios do litoral norte receberam o equivalente de 63% do total das cidades paulistas.