Campinas recebe duas premiações do Prêmio Cidades Sustentáveis

Campinas recebeu ontem duas premiações do Prêmio Cidades Sustentáveis, sendo primeira colocada na área de Saúde dentre as cidades com mais de 500 mil habitantes e segundo lugar na área de Bens Naturais Comuns dentre as cidades a partir de 100 mil habitantes. Realizado no Sesc Consolação, em São Paulo, o evento premiou administrações municipais que se destacaram em políticas públicas em oito áreas temáticas e que tiveram dados concretos mensuráveis.

A premiação é promovida pelo Programa Cidades Sustentáveis, que teve adesão de 287 gestões municipais de todo o País em 2012, e tem como objetivo reconhecer políticas públicas inovadoras e bem-sucedidas por meio de indicadores. Na Saúde, são reconhecidas ações, iniciativas inovadoras, projetos e políticas públicas que promovam a saúde, como a assistência ao paciente, a prevenção de doenças, a promoção de qualidade de vida, o cuidado ao meio ambiente e os efeitos da urbanização em saúde. Já na área Bens Naturais Comuns, são consideradas ações, projetos e políticas públicas de preservação e recuperação dos recursos hídricos e das áreas verdes, aliadas a processos participativos e transparentes.

Segundo a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, responsável pelo programa, foram apresentados 27 indicadores na saúde, como disponibilidade de leitos hospitalares, mortalidade materna, mortalidade no trânsito, coleta de lixo e ciclovias, e 20 indicadores para Bens Naturais Comuns, como elaboração do Plano Municipal do Verde, reservas e áreas protegidas e número de mortes por desastres socioambientais.

O secretário da pasta, Rogério Menezes, explicou que a participação em apenas três categorias — Campinas também entregou indicadores para área de Criança — levou em consideração os melhores resultados. “Existem 100 indicadores e informamos valores para 75 deles porque são os que temos indicadores confiáveis. Começamos (em 2012) com 68% dos indicadores que eles pedem e estamos em 82%, considerando todas as categorias”, ressaltou Menezes, que considerou o resultado de ontem motivador.

“O que chamou a atenção dos avaliadores foi a alta qualidade técnica do planejamento do Verde, com recuperação de APPs (Áreas de Preservação Permante) e criação do Índice de Área Verde Social para se preocupar com as áreas pouco arborizadas, como a região do Ouro Verde e Campo Grande, que tem apenas 6,4m² por habitante. O que o plano do Verde determina é que até 2026 as áreas verdes de interesse social devem dobrar de 6,4 m² para 12,8 m² por habitante”.

Os organizadores não confirmaram o número de concorrentes por área, alegando que o processo seletivo é bastante rigoroso e que muitas cidades acabaram sendo desclassificadas por não atenderem aos critérios mínimos, no entanto, o secretário municipal do Verde afirmou que eram de 10 a 15 cidades participantes por área. Além das disputadas por Campinas, também foram avaliadas as áreas Cultura, Educação para a Sustentabilidade, Esporte, Governança e Mobilidade. Na primeira edição do evento, em 2014 e com outro formato, Campinas alcançou a 3ª posição na categoria Metrópoles.