Campinas tem atividades de prevenção ao suicídio

Mês de Conscientização sobre o suicídio, o Setembro Amarelo terá diversas atividades em Campinas. O objetivo é tratar o tema de uma forma clara e abrangente visando a diminuição da mortalidade por suicídio. Palestras, caminhadas, oficinas e rodas de conversa integram a programação que é realizada por entidades como a Câmara Municipal de Campinas, Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas (GEP), a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) e a Prefeitura Municipal de Campinas, que realiza e apoia eventos.

As atividades têm início na terça-feira, dia 10 de setembro, às 13h20, com o 1º Ciclo de Palestras Voz à Dor promovido pela Câmara Municipal de Campinas, no Plenário “José Maria Matosinho”. Psicólogas falarão sobre transtornos mentais, caracterização do sofrimento humano e da dor e saúde mental nas organizações. A última palestra do dia, às 16h30, abordará o Centro de Valorização da Vida (CVV), explicando qual o seu papel. É preciso se inscrever pelo site http://www.campinas.sp.leg.br/institucional/elecamp/cursos-e-palestras .

O próximo evento será na sexta-feira, dia 13 de setembro, às 18h30, com uma roda de conversa sobre Prevenção do Suicídio no Salão Vermelho do Paço Municipal. A ação é promovida pelo GEP e da Secretaria de Saúde e abordará aspectos da prevenção, dados epidemiológicos do comportamento suicida e aspectos emocionais e socioculturais. No sábado, dia 14, às 15h, haverá uma roda de conversa na CEI Padre Santi Capriotti com o Grupo de Ouvidores de vozes e prevenção ao Suicídio.

No domingo, 15 de setembro, às 9h30, um evento na Lagoa do Taquaral inaugura a programação da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). Haverá distribuição de camisetas da campanha, roda de conversa sobre espiritualidade e musicoterapia e uma caminhada às 10h30. A concentração será no Portão 1 da Lagoa. O evento é gratuito.

Na segunda-feira, dia 16, a Sociedade de Medicina inicia a programação de palestras, com temas como síndrome de Burnout, mídias sociais, abordagem preventiva e escuta qualificada. No dia 19, às 18h, na sede da SMCC, haverá o 1º Encontro do Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio Campinas (aberto ao público). Alguns eventos têm inscrição obrigatória pelo https://site.smcc.com.br/, com valor de R$ 20 (US$ 4,9) para não associados e R$ 10 (US$ 2,4) para estudantes.

No dia 19 de setembro, quinta-feira, às 8h30, a Secretaria de Saúde em parceria com a Unicamp e apoio das Secretarias de Educação e Assistência Social promove a palestra “Suicídio: fenômeno e sua prevenção”, no Salão Vermelho. Serão apresentados dados sobre o projeto de monitoramento dos óbitos por suicídio em Campinas e informações sobre os serviços municipais e protocolos de ação.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude também apoia as ações como a Caminhada pela Prevenção do Suicídio no sábado, dia 28 de setembro, às 8h, com saída da Estação Cultura. É uma iniciativa do projeto Saúde Música e Alegria. Quarenta músicos acompanham o percurso. Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS também terão ações direcionadas aos jovens. A Campanha inclui ainda a iluminação de prédios públicos em amarelo pela Sanasa como a Torre do Castelo e os reservatórios do Alto Taquaral, Jardim São Gabriel e Nova Campinas.