Campinas terá o maior AME do interior de SP

Campinas terá o maior Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Interior de São Paulo, que hoje conta com 56 AMEs, sendo oito na Capital. A construção foi iniciada simbolicamente ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante o anúncio de 12 novas unidades de saúde na Região Metropolitana de Campinas (RMC), que incluem ainda um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e dez unidades básicas de saúde (UBS), com investimento total de R$ 78 milhões (US$ 25 milhões) dentro do programa Saúde em Ação. Segundo o coordenador do programa, Ricardo Tardelli, o AME deve ser concluído entre 18 e 24 meses, enquanto as demais obras devem durar entre 12 e 15 meses.

O ambulatório campineiro será o 36º AME Mais por funcionar também como hospital-dia, ofertando cirurgias de menor complexidade, que correspondem a 40% do total de cirurgias feitas, segundo o secretário estadual da Saúde, David Uip. “A maioria das cirurgias são laparoscópicas, então você opera de manhã e de tarde já está em casa: muito menos invasiva, menos risco de infecção”, garante Alckmin. Segundo o governador, o AME funciona por agendamento a partir dos encaminhamentos feitos pelas UBSs. “Nós temos dois serviços públicos com aprovação dificílima: 97% de ótimo e bom pelos usuários. O primeiro é o Poupatempo e o outro é o AME”, ressalta.

O endereço escolhido é vizinho ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em um terreno de 8 mil m² doado pela Administração Municipal ao Estado, junto ao Departamento de Transporte Interno da Secretaria Municipal de Administração, na Avenida Prefeito Faria Lima, no Parque Itália. Na mesma área, também será erguido o Caps AD. Campinas ainda terá três novos centros de saúde, nos bairros Jardim Florence, DIC IV e Satélite Íris, além de outras dez unidades de saúde reformadas. Já na RMC, Paulínia terá dois novos prédios, enquanto Cosmópolis, Hortolândia, Indaiatuba, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré terão uma nova unidade cada.