Campinas terá rodízio de veículos

Pela primeira vez em sua história, Campinas terá rodízio de veículos a partir da próxima segunda-feira (18). O anúncio foi feito pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), na tarde desta quarta-feira (13). Jonas já havia, na semana passada, interditado vias do município para tentar aumentar o índice de isolamento a tempo da decisão de João Doria (PSDB), para ter chance de flexibilizar a quarentena.

O governador prorrogou as medidas de restrição devido à pandemia de coronavírus até 31 de maio, mas aumentou o índice mínimo de isolamento para 55% para se cogitar a flexibilização. Campinas registrou 45% de índice de isolamento nesta terça-feira (12).

Segundo Jonas, será implantado sistema de rodízio de veículos igual ao adotado na Capital antes da pandemia, proibindo dois finais de placas por dia. “Nós precisamos manter uma taxa de 55%, para ter o achatamento da curva”, disse o prefeito.

O rodízio funcionará das 6h às 20h, proibindo placas com finais 1 e 2 às segundas, 3 e 4 às terças, 5 e 6 às quintas e 9 e 0 às sextas. Quem for flagrado dirigindo com placas proibidas perderá quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e será multado em R$ 130,16.

É necessário (o rodízio) porque precisamos lançar mão de todas as ferramentas que temos para salvaguardar vidas. Vai ter aumento de casos. A ordem deste aumento depende de como vamos idar com a situação”, alertou Jonas.

A medida vale para odos os veículos que circularem dentro do município.

A fiscalização ficará por conta de equipes de agentes da Emdec Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), além do monitoramento por radares eletrônicos. A prefeitura discute regras para quem trabalha em comércios essenciais, que devem ser divulgadas nesta quinta-feira (14).

REGIÃO

As prefeituras da região foram questionadas se cogitam tomar a medida, que também já foi adotada na Capital.

A Prefeitura de Americana declarou que, no momento, “não há planejamento nesse sentido”. A administração de Sumaré seguiu a mesma linha: “Ainda não foi deliberado nada nesse sentido no município de Sumaré”.

As prefeituras de Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste não se pronunciaram.

CONFIRA O RODÍZIO

Proibição de circulação de veículos será de acordo com placa

Placas final 1 e 2 – proibidos de circular às segundas-feiras;

Placas final 3 e 4 – proibidos de circular às terças-feiras;

Placas final 5 e 6 – proibidos de circular às quartas-feiras;

Placas final 7 e 8 – proibidos de circular às quintas-feiras;

Placas final 9 e 0 – proibidos de circular às sextas-feiras.