Centro de Oncologia estreia em certificação nacional

Imprimir   |   Enviar por e-mail

O Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, ganha em 2020 um significado ainda maior para os pacientes, familiares, médicos e toda a equipe de saúde do Centro de Oncologia do Hospital Vera Cruz: na data que marca a luta contra a doença, a unidade avançada do Vera Cruz que atende especificamente a este público recebe certificação no nível máximo da ONA (Organização Nacional de Acreditação) em cerimônia às 19h. O evento ocorre nas instalações na Nova Campinas, com a presença de clientes, profissionais e representantes da Secretaria de Saúde de Campinas.

A sede do Hospital Vera Cruz, localizada no Centro, também foi revalidada em um processo diferente e mantém o certificado “Acreditado com Excelência”, classificação máxima conquistada desde 2018.

É a primeira vez que o Centro de Oncologia do Vera Cruz – que fará três anos de funcionamento em maio – é avaliado por uma empresa certificadora e já inicia a validação com o maior nível de reconhecimento. “O Centro de Oncologia já nasceu com os ideais de melhoria contínua e segurança do paciente seguidos pelo Hospital, que adere a programas de qualidade desde a década de 1990”, enfatiza a gerente de qualidade do Vera Cruz, Claudia Matias.

Só recebem a categoria de avaliação “Acreditado com Excelência” os préstimos de saúde que atingem um padrão aprimorado de atendimento e trabalho, com interação de processos e bons resultados em todas as áreas da organização. A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Saúde, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança dos pacientes. A homologação da Oncologia Vera Cruz ocorreu no último dia 10 de janeiro.

O Vera Cruz procurou voluntariamente um órgão externo de certificação para agregar valor aos seus serviços e aperfeiçoar práticas. A acreditação provoca avanços por referenciar com indicadores e evidências os requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação.

Claudia explica que a classificação no nível mais alto da ONA requer que todos os processos e sistemas do serviço avaliado estejam com a mesma maturidade e padrão. “No Centro de Oncologia e no Vera Cruz, os protocolos, atendimento e integração entre os setores contemplam o paciente no centro do cuidado e a sustentabilidade do negócio. Há políticas para todo tipo de relacionamento, desde o acolhimento do colaborador, fornecedores, sociedade e cliente, sem deixar de lado a preocupação em causar menos impacto ao meio ambiente. Com o engajamento de toda a equipe, a busca pela excelência é um caminho sem volta, um trajeto que não tem fim: é um meio”, salienta a gerente de qualidade.

A lista de critérios e requisitos analisados abrange todas as interfaces entre os diversos setores, a partir de trabalho interdisciplinar integrado, com gerenciamento de mais de 56 processos assistenciais e de apoio mapeados.

Para Aby Mcmillan, diretor das unidades avançadas do Hospital Vera Cruz, os critérios de avaliação da instituição examinadora são muito rigorosos e elevam o Centro de Oncologia a um nível diferenciado. “O objetivo da Oncologia é conduzir o paciente a ter a melhor experiência e envolver a família no tratamento. O resultado dessa vitória traz incontáveis benefícios para a população de Campinas e região”, destaca.

O presidente do Hospital Vera Cruz, Dr. Erickson Blun, frisa que o paciente oncológico dispõe de serviços de excelência nas duas pontas, tanto no trato ambulatorial, com o Centro de Oncologia, quanto em procedimentos cirúrgicos, clínicos e hematológicos, amparados pelo Hospital Vera Cruz. “Há um alinhamento de boas práticas entre as nossas unidades e além das validações do ONA, temos auditorias internas para monitoramento e melhoria contínua. Em médio e longo prazos, as demais unidades do grupo Vera Cruz serão aferidas pela acreditação”, ressalta o presidente.

Soma de esforços
A Hospital Care, holding administradora de hospitais, administra o Vera Cruz desde junho de 2017 e soma esforços para oferecer os melhores serviços de saúde em Campinas e região. Referente à Acreditação com Excelência, Felipe Kotait Borba, diretor executivo de Mercado da Hospital Care, afirma: “Os critérios de avaliação da instituição examinadora são muito rigorosos e elevam o Centro de Oncologia e o Hospital a um outro nível. O resultado dessa vitória traz incontáveis benefícios para a população”.
 
ONA
A Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental. Não deve ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
 
A metodologia da ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ONA conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
 
O objetivo da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde, melhorando a qualidade da assistência no País. O órgão certifica hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de Pronto Atendimento, home care, serviços de Hemoterapia, de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva, de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear, serviços odontológicos e programas de Saúde e Prevenção de Riscos.
 
 
 
 


http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css