--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC
Início

 

 

Zé Vito mostra no Sesc as canções do seu 4º CD PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Sex, 11 de Janeiro de 2019

O ribeirão-pretano Zé Vito apresenta nesta quinta-feira às 20h30, no Sesc, o show Além Mar, com as músicas do seu quarto disco, de título homônimo, e que mostra a evolução musical da carreira do cantor, guitarrista e compositor. Com canções diretas e bem elaboradas, Zé Vito expressa bem os temas das letras em arranjos crus gravados pela sua banda. “É um disco elétrico, vivo e também eclético, passeando pelo rock, funk reggae, afrobeat e com pitadas de fado e em ambientação sonora indie”, diz o artista.
“Acho que esse disco é mais maduro em todos os sentidos. Ele foi feito com mais cuidado e clareza. Com o tempo você passa a ver as coisas de forma mais clara, a vivência no estúdio e no palco te trazem maturidade, e acho que esse disco demonstra isso. Ele também tem um ar de mudança, foi e está sendo um momento de transição para mim, e isso fica evidente nas músicas”, diz Zé Vito.
O título Além Mar retrata o momento em que o disco foi gravado, durante a mudança do músico para Portugal. Como que numa espécie de registro pessoal do êxodo de brasileiros para Portugal, Zé Vito une em Além mar convidados dos dois países. Catarinense radicado em Maceió (AL), Wado figura na música Para Anthony Bourdain. Já o rapper lusitano AF Diaphra abre o verbo em Desordem enquanto o fadista conterrâneo Marco Oliveira solta a voz em Cada um com sua crença.
Zé Vito, que, como guitarrista, integrou bandas que acompanharam artistas como Jards Macalé e Céu, e gravou em estúdio para discos de André Abujamra, Tony Allen e Otto tem quatro CDs independentes lançados. Seu primeiro disco, Já Carregou, ganhou o prêmio de melhor álbum independente de 2014 pela Editora/Livraria Saraiva Brasil. No ano de 2015 lançou o disco Pode Ser, e, em 2016, lançou o acústico Espelho, no qual se apresenta como Zé Vito & Os Lúpulos e que foi produzido e gravado por ele na sala de sua casa.
Já o novo trabalho foi gravado no Rio e em Lisboa, nos estúdios do produtor argentino Martin Scian e do cantor e compositor Marcelo Camelo (ex-Los Hermanos), que hoje mora em Portugal – para onde se mudou com a mulher, a cantora e compositora Mallu Magalhães.
 
Influência
Em Além Mar, Zé Vito traz canções de temática intimista, com letras que mostram olhar atento ao mundo de hoje e perspectivas pessoais de situações corriqueiras, o que fica ainda mais interessante no clima despojado, ora bem humorado, ora triste, que o artista imprime em peças como Alzheimer, Amanhã, Bebida, Vem chuva aí, Milagrosamente e Quatro esquinas. O ribeirão-pretano reconhece uma certa influência da música e do espírito português em seu disco: “Ouço muita música portuguesa, convivo com músicos portugueses. É natural ser influenciado. A música portuguesa é linda, tanto o fado quanto o pop, o rap. Hoje eu estou gostando mais de ouvir rap português do que rap brasileiro, fica demais ouvir os caras cantando com sotaque português”.
 
Agende-se
O que: Show Além Mar com Zé Vito
Quando: amanhã, às 20h30
Onde: Área de Convivência do Sesc Campinas, Rua Dom José I, 270/333, Bonfim
Quanto: grátis
 

 

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI
Bairro Jd. Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-178
Tel: (19) 3211-5600
E-mail:
 

Acesse:

Portal Agemcamp
Invista na Região Metropolitana de Campinas
Portal de Turismo de Negócios e Eventos da RMC
Observatório Metropolitano - Indicadores da RMC