Início Patrimônio Cultural

Patrimônio Cultural PDF Imprimir E-mail

Este eixo contempla dados e informações sobre os bens do patrimônio cultural dos municípios que fazem parte da Região Metropolitana de Campinas - RMC protegidos ou tombados por leis municipais, estadual e federal. Estão presentes também bens de interesse turístico-cultural reconhecidos como marcos de suas cidades, mesmo não sendo legalmente protegidos.

• Americana
    Fazenda Salto Grande
  • Artur Nogueira
  • Campinas
    Fazenda Pau d'Alho
  • Holambra
    Portal Turístico
  • Indaiatuba
    Parque Ecológico
  • Itatiba
    Palacete Ferraz Costa
  • Jaguariúna
    Fazenda da Barra
  • Monte Mor
  • Nova Odessa
  • Paulínia
    Parque Zeca Malavazzi
  • Pedreira
  • Santa Bárbara d'Oeste
    Usina Santa Bárbara
A proteção legal do Patrimônio Cultural Material pode se dar nas três esferas de poder. Nos municípios, esta proteção pode ser realizada por legislação municipal específica e por órgão com jurisdição sobre o patrimônio cultural. No Estado de São Paulo, o órgão responsável pela preservação e proteção do Patrimônio Cultural estadual é o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico - CONDEPHAAT, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. Na esfera federal, a proteção desse patrimônio é realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.

Dos dez municípios da Região Metropolitana de Campinas que apresentam bens tombados, oito possuem legislação municipal de proteção ao Patrimônio Cultural e nove dispõem de órgão municipal com jurisdição sobre o patrimônio cultural.

Na RMC existem 143 bens tombados por órgãos municipais, dos quais 15 também são protegidos pelo CONDEPHAAT e um pelo IPHAN. Existem ainda 227 bens de interesse turístico-cultural, distribuídos pelos 19 municípios.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Rua Eng. Cândido Gomide, 778