--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC
Comienzo

Recital com barítono abre projeto da Abal Campinas PDF Imprimir Correo electrónico
TodoDia  -  Viernes 04 de Marzo de 2011

No existe una traducción disponible.

Consagrado pela crítica especializada como um dos melhores cantores líricos brasileiros da atualidade, o barítono Sebastião Teixeira se apresenta em Campinas quinta-feira, às 20h, no palco interno do Teatro Luis Otávio Burnier, do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. O recital operístico terá o acompanhamento do pianista João Moreira Reis.
O evento marca o reinício do projeto Encontros Musicais, organizado pela Abal Campinas (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos), que mantém ativa há 29 anos na cidade e que registra até agora 1030 concertos líricos efetivados.
O repertório executado por Sebastião Teixeira e João Moreira Reis reúne várias partes para a voz de barítono das óperas Don Giovanni, Il Barbieri di Siviglia, Faust, Don Pasquale, Pedro Malazarte, I Pagliacci, La Forza del Destino, Colombo e Lo Schiavo, além das peças para piano solo “Dança Negra”, de Camargo Guarnieri, e “Bananeira” e “A Cayumba”, entre outras.

SÓLIDA CARREIRA
Sebastião Teixeira é mineiro e nasceu em Caeté e teve seu primeiro contato com a música por meio do pai, mestre de bandas no interior de Minas Gerais.
O barítono iniciou seus estudos de canto lírico em Belo Horizonte com Marcos Thadeu, e Geraldo Chagas e em São Paulo estudou com Carmo Barbosa, Helly-Anne Caram e Luiz Tenaglia e se aperfeiçoa com Isabel Maresca.
Foi duas vezes premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) na categoria de melhor cantor erudito. Em 1996, participou das principais homenagens ao compositor Carlos Gomes, cantando Colombo, Fosca e Maria Tudor, em concertos no Memorial da América Latina, Teatro Municipal de Santo André e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Como o índio Tamoio, Iberê, da ópera Lo Schiavo de Carlos Gomes, fez turnê por dez capitais do Brasil, papel que lhe rendeu Prêmio Carlos Gomes em 1999, como Destaque Vocal Masculino e Medalha de Honra ao Mérito da Fundação Clóvis Salgado. É um grande intérprete de Carlos Gomes.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI