--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Tradição RENOVADA PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Qua, 12 de Abril de 2017

“Achei que era o momento de retomar este estilo de filme, um pouco esquecido na Itália”. A afirmação é do diretor e o diretor Giuseppe Alessio Nuzzo, que realizou a primeira exibição mundial do thriller A Verdade na 1ª Mostra de Cinema Italiano, que termina amanhã em Campinas.
Presente à estreia do filme, exibido na última sextafeira, Nuzzo conversou com o Caderno C sobre a sua primeira obra de ficção. “Optei por fazer um filme de um gênero pouco realizado na Itália, o thriller psicológico. Trata-se de meu primeiro longa de ficção e pensei num tema um tanto complicado”, afirmou o diretor. Na Itália, o filme entra em cartaz no dia 20 de abril.
Nuzzo dirigiu vários curtas-metragens e obras audiovisuais abordando questões sociais e políticas. Produziu três documentários — o longa Cinema na Costa e os curtas A Vida e Primitivamente: As Duas Faces da Terra do Fogo (todos de 2014), e idealizou, em 2011, a Mostra Internacional do Cinema Social, realizado anualmente da região de Nápoles, entre os meses de maio e junho.
A mostra também recebeu convidados estrangeiros como o ator, diretor e produtor cultural Francesco Siciliano, curador da mostra, e o documentarista Gianfranco Pannone. A Mostra de Cinema Italiano é resultado de parceria da Prefeitura de Campinas com o Istituto Luce Cinecittá, entidade de fomento ao audiovisual que tem entre suas diretrizes apoiar jovens diretores.

Balanço
Para o secretário municipal de Cultura, Ney Carrasco, a mostra de cinema atendeu às expectativas. “Se fôssemos mais modestos, eu diria que a mostra superou, mas tínhamos uma boa expectativa que foi plenamente respondida”, afirmou. “As duas salas principais tiveram bom público, o Top Cineplex, do Shopping Prado Boulevard, lotou em todas as sessões; o Castro Mendes, que é uma sala grande, não lotou mas teve bastante adesão. As atividades acadêmicas também foram de vento em popa, com a participação dos diretores italianos debatendo com os alunos; os concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas também lotaram nos dois dias e o Cine Gourmet levou pelo menos 10 mil pessoas à Praça Carlos Gomes no domingo. A mostra foi muito bem. Ainda estamos programando uma visita dos italianos ao Museu da Imagem e do Som (MIS) para uma conversa com técnicos e programadores e, na sequência, começamos a programar a mostra do ano que vem”, adiantou Carrasco, lembrando que o convênio com o Luce Cinecittá é de cinco anos, com a perspectiva de realizar uma mostra por ano.
A sessão de encerramento da mostra ocorre amanhã, no Teatro Municipal José de Castro Mendes, com a exibição do longa Minha Mãe (Mia Madre), de Nanni Moretti. Hoje, a programação começa cedo, às 8h30, com reapresentação de Fogo no Mar, de Gianfranco Rosi, na PUC-Campinas e Unicamp; Juízo Final e A Classe Operária Vai ao Paraíso, de Elio Petri; As Confissões, de Roberto Andò; A Espera, com a presença do diretor Gianfranco Pannone; A Santa, de Cosimo Alemà, com a presença do ator e produtor Francesco Siciliano; e O Conto dos Contos, de Matteo Garrone.

Agende-se

O quê: Mostra de Cinema Italiano
Quando: Encerramento amanhã, às 19h, com exibição de Minha Mãe
Onde: Teatro Castro Mendes (Pça. Corrêa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, fone: 3272-9359)
Quanto: Entrada franca
Obs: A programação completa pode ser acessada no site www.cinemaitaliano.campinas.sp.gov.br.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Rua Eng. Cândido Gomide, 778