--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Ao mestre com carinho PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Sex, 06 de Outubro de 2017

Os concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) neste fim de semana estão cheios de novidades, a começar pelo repertório inusitado com obras interpretadas sem o naipe de violinos. Outra surpresa é que nos concertos de amanhã e domingo no Teatro Municipal José de Castro Mendes, levando em conta o mês dedicado aos professores - 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor -, a orquestra homenageia esses profissionais tão essenciais para a formação de um povo e de uma nação, oferecendo a eles os concertos.
Professores da rede pública e privada podem retirar um ingresso cada, mediante apresentação de comprovante profissional. “Trata-se de um presente pelo trabalho tão importante desses profissionais”, afirma o maestro titular Victor Hugo Toro.
No quesito repertório sem naipe de violinos, outra novidade, a interpretação da Sinfonia Burlesca em Sol Maior, de Leopold Mozart (1719-1787). Entram ainda no programa, Concerto de Brandenburgo nº 6, BWV 1051 em Si Bemol Maior, de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Serenata Op. 44, em Ré menor, de Antonín Dvorák (1841-1904); e Serenade nº 2, Op. 16, de Johannes Brahms (1833-1897).
Segundo o pesquisador Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira, as composições de Leopold Mozart acabaram ofuscadas pelas do filho, considerado um gênio da música. “Mas, ele escreveu obras sacras, serenatas, oratórios, concertos e sinfonias. Foi músico da corte e organista, além de violinista e professor. Entre seus alunos estão seus filhos, que precocemente iniciaram uma carreira musical”, explica. “Sua Sinfonia Burlesca tem um caráter alegre, na qual o primeiro movimento funciona como uma abertura para a obra que seguirá”, coloca.
Sobre o Concerto de Brandemburgo, Oliveira avalia que este tipo de concerto foi tão importante para o período barroco quanto as sinfonias no clássico. Bach compôs uma série de 16 concertos que foram dedicados ao Marquês de Brandemburgo, que as encomendou. “O que vamos apresentar foi o último da série e único sem violinos. Entram no lugar as violas com solos de Valdeci Merquior e José Elinar Albuquerque Araújo, músicos do naipe de violas da orquestra”, informa Toro.
A segunda parte do programa abre espaço para o romantismo, com as Serenatas de Dvorák e Brahms. “As Serenatas eram escritas com o intuito de serem executadas durante o período da noite. Geralmente, eram de natureza intimista ou feitas para a aristocracia da época”, coloca Oliveira.

Agende-se
O quê: Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas - Concertos em Homenagem aos Professores
Quando: Amanhã (7), às 20h; domingo (8), às 11h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, fone: 3272-9359)
Quanto: Sábado, R$ 30,00, R$ 10,00 (pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências) e R$ 5,00 (estudantes da rede pública). Domingo, R$ 6,00 (inteira), R$ 2,00 (pessoas com mobilidade reduzida e portadores de deficiências) e R$ 1,00 (estudantes da rede pública).
Obs: Professores têm entrada franca, com direito a um ingresso, mediante apresentação de comprovante profissional, que deve ser apresentado também ao bilheteiro. Os ingressos estão disponíveis a partir das 16h, na bilheteria do Teatro.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI