--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC
Início

 

 

Ícone do flamenco no Iguatemi PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Dom, 08 de Outubro de 2017

O bailaor espanhol Pol Vaquero, um dos ícones do flamenco internacional, volta a Campinas depois de um hiato de quatro anos para apresentação do espetáculo Pol Vaquero — Flamenco desde Madrid, com sessão única no Teatro Iguatemi Campinas dia 26 de outubro. A iniciativa de trazer o bailaor é do Café Tablao, responsável por trazer o ídolo espanhol para a cidade em outras seis ocasiões. Ele esteve em Campinas em 2006, duas vezes em 2009, em 2010 e mais duas em 2012, quando veio especialmente para participar de Carmen, montagem comemorativa dos 10 anos do Café Tablao. “A crise econômica e a agenda dele, com muitos espetáculos na Espanha, impediram sua vinda antes. Mas, depois de quatro anos temos a alegria e honra de recebê-lo novamente”, diz Karina Maganha, bailaora e diretora artística do Tablao.
Vaquero faz apresentações solo e em dueto com a bailaora, também solista. O show internacional é um dos eventos realizados pelo Café Tablao para marcar o Dia Mundial do Flamenco, celebrado em 16 de outubro, quando, em 2010, a dança foi considerada patrimônio imaterial da Unesco. O Café Tablao, espaço dedicado à difusão da cultura flamenca, que une dança, música e arte, celebra a data com diferentes eventos pela cidade.
Parceiro de longa data do Tablao, Pol Vaquero vem de Madri especialmente para as comemorações da data em Campinas. Além do show, ele ministra cursos de flamenco de 27 a 29 de outubro. “E dia 28, faremos uma festa flamenco no Esquinica Restaurante, unindo dança e gastronomia. Pol Vaquero vai cozinhar com o chef e o grupo do Tablao faz o show de flamenco. Vai ser outra noite especial"”, coloca Karina.
No show no Teatro Iguatemi, a trilha sonora é executada ao vivo, pelos músicos Allan Harbas, Denis Sartorato e Breno Lopes (guitarra flamenca), Márcio Bonefon e Helena de Los Andes (cante), Sarah Selles (flauta) e Davi Caldeira (cajón). “Trata-se de uma mostra de dança flamenca, com coreografias e músicas bem diversas”, antecipa Karina.
No Brasil, sempre em parceria com o Café Tablao, Pol Vaquero já passou por Rio de Janeiro, Londrina, Belo Horizonte e Piracicaba e Campinas. A primeira visita ao país foi em 2006. A parceria se fortaleceu e desde 2009 ele desenvolve um intenso intercâmbio cultural com o Café Tablao, que ele assumiu como "sua companhia de dança no Brasil". Além de Campinas, nesta vinda, pela primeira vez, Vaquero vai ministrar cursos também no Centro de Arte e Dança Flamenca Adriana Rabello, em São Paulo.
 
Agende-se
O quê: Pol Vaquero – Flamenco desde Madrid
Quando: 26/10, às 20h
Onde: Teatro Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, fone: 3294-3166)
Quanto: R$ 80,00 (antecipado, à venda na bilheteria do Café Tablao, de 2ª a 5ª, das 17h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h);e R$ 120,00 (na hora).
 

 

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI
Bairro Jd. Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-178
Tel: (19) 3211-5600
E-mail:
 

Acesse:

Portal Agemcamp
Invista na Região Metropolitana de Campinas
Portal de Turismo de Negócios e Eventos da RMC
Observatório Metropolitano - Indicadores da RMC