--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Concha terá espetáculo no Dia das Crianças PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Qua, 11 de Outubro de 2017

Em comemoração ao Dia das Crianças, o espetáculo 'Histórias para pertencer ao mundo' volta à Concha Acústica do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas, nesta quinta-feira 12 de outubro. Serão duas apresentações ao longo dia, a primeira às 10h30 e a segunda às 15h.
O objetivo do Instituto Estre de Responsabilidade Socioambiental é envolver crianças e adultos, através de muita diversão, reflexão e interatividade. Para ampliar ainda mais o público, este ano também terá a presença de uma intérprete de Libras. As crianças ganham um cata-vento, dando um colorido diferente ao dia.
Após nove anos, o Instituto decidiu atender um apelo que veio das redes sociais através de pessoas portadoras de deficiência auditiva. “Com esse interesse, decidimos colocar uma intérprete de libras, mostrando que a diversidade é um valor que está em pauta no Instituto Estre”, conta Rodolfo Nascimento, Analista de Projetos da instituição.
O espetáculo faz parte do projeto que já percorreu diferentes escolas e espaços públicos de mais de quinze cidades do Brasil. Quem comanda o show é Kiara Terra, artista e uma das maiores contadoras de histórias do país. A paulistana, formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC São Paulo, há 16 anos, criou o método de narração de histórias chamado História Aberta.
O método define-se por narrativas colaborativas que acontecem com a participação do público. Escuta e improvisação são os principais recursos desse modo de contação. Essa técnica tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto para a formação de professores, como na sensibilização dos mais diversos públicos.
Para que as apresentações se tornassem possível, foi necessária a união de forças. Desde 2015 o Instituto Estre estabeleceu parceria com a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade de Campinas. Neste ano, a Secretaria Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Cidadania também se reuniu ao grupo.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI