--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Inscrições abertas para o curso de astronomia PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Qua, 10 de Janeiro de 2018

Começaram as inscrições para o curso de Astronomia realizado pela Prefeitura de Campinas. O professor, Julio Penereiro, do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, ministrará o curso de 22 de janeiro a 02 de fevereiro no Planetário/Museu Dinâmico de Ciências (entrada pelos portões 05 ou 07 da Lagoa do Taquaral).
Júlio é professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação na área de ciências exatas do Ceatec/PUC Campinas. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Física de Partículas pela Unicamp.
Tem experiência na área de Física Básica e Experimental, Astronomia e Astrofísica e Meio Ambiente. Trabalha com temas relacionados ao ensino de ciências, com ênfase na Física Básica, Matemática e na Astronomia.

O curso é dividido em dois módulos:
Módulo I – O sistema solar, as constelações e as evoluções estelares
Data: De 22 a 26 de janeiro – das 16 h às 18 h
Idade mínima: 11 anos
Capacidade máxima: 50 lugares
Critério de seleção: ordem de inscrição
Inscrições: 08 a 19 de janeiro
Conteúdo: O sol e os planetas; A nossa estrela – o sol – e suas consequências; Determinação de distâncias dos corpos celestes; Estrelas binárias; Sessão no planetário e estudo estrelar; Estrelas.

Módulo II – Galáxias, aglomerados de galáxias e evolução do universo
Data: de 29 de janeiro a 02 de fevereiro – das 16 h às 18h
Idade mínima: 15 anos
Capacidade máxima: 50 lugares
Critério de seleção: ordem de inscrição
Inscrições: de 08 a 24 de janeiro
Conteúdo: Nossa galáxia: a via láctea; As outras galáxias do universo; Cosmologia – a ciência do universo; Equipamentos astronômicos modernos; Sessão no Observatório Municipal de Campinas – OMCJN

Mais informações: 3252.2598
Para mais editais, acesse o site: https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/editais.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI