--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Violeiros Mirins entram com a corda toda em 2018 PDF Imprimir E-mail
TodoDia  -  Qua, 10 de Janeiro de 2018

Criada em 2013, a Orquestra de Violeiros Mirins de Nova Odessa funciona intermédio de parceria da Prefeitura com a empresa Profil, indústria de tecelagem da cidade, que entra com verba de patrocínio. Atualmente são 75 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil Prefeito Simão Welsh, no Jardim Santa Rita 2, que frequentam aulas gratuitas e aprendem musicalização. Este ano, foram 35 novos integrantes no grupo, que é mantido pela Secretaria Municipal de Educação e tem uma renovação constante de alunos.
Tendo, principalmente, estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, a Orquestra de Violeiros Mirins foi criada em março de 2013 com o objetivo de resgatar a música sertaneja de raiz e contribuir para o crescimento cultural dos alunos da cidade. "É um projeto do prefeito (Benjamim) Bill (Vieira de Souza) com apoio da Profil", resume o secretário-adjunto de Educação, Achille Nicola Fosco.
Com dez apresentações ao longo deste ano, o grupo busca a continuidade para 2018. "Todo início de ano ocorre uma renovação, com a saída de parte dos alunos que completou o 5º ano e, por um motivo ou outro, não continua. Assim como o ingresso de novos membros", explica. "Existe uma reciclagem natural", reforça o secretário-adjunto. O grupo tem sede própria em um prédio localizado no Jardim Eneides. As aulas ocorrem em períodos da manhã e tarde, no contraturno escolar.
A maestra da Orquestra de Violeiros Mirins, Iara Zalla, destaca a evolução dos jovens músicos, que inclusive já se apresentaram com a Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss. "Estamos agregando diversidade ao trabalho feito com os jovens", cita. Além do sertanejo tradicional, dito "de raiz", tem incorporado repertório dos jovens músicos elementos do chamado "sertanejo universitário" e mais romântico.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI