--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Biblioteca de Sousas e Joaquim Egídio será reaberta PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Qui, 11 de Janeiro de 2018

Depois de um ano e quase três meses fechada, a Biblioteca Pública Guilherme de Almeida, que atende as comunidades de Sousas e Joaquim Egídio, será reaberta no próximo mês. A diretora da de Cultura, Veridiana Wenlich, informou que o local, que passou uma série de serviços de manutenção, está recebendo os últimos ajustes e para voltar a funcionar. O local conta com um acervo com cerca de 18 mil volumes.
O fechamento da biblioteca foi motivo de reclamações dos moradores e pesquisadores que costumam utilizar o local diariamente. Veridiana explica que houve um impasse entre o dono da casa e o contrato firmado com a Prefeitura e, por isso, a unidade acabou ficando fechada durante todo esse tempo. “O valor do aluguel da casa estava muito alto e precisou ser feita uma negociação. Em um primeiro momento, o dono não quis abaixar o preço e a biblioteca precisou ficar fechada”, disse.
Ainda de acordo com a diretora, depois de muito negociar o dono do imóvel aceitou abaixar o valor do aluguel e separou um terreno que tinha anexado à casa e as duas partes entraram em um acordo. “O terreno anexo que tinha do lado era muito grande e deixava o aluguel mais caro. Agora, sem o terreno, o valor ficou dentro do orçamento da Prefeitura e tudo deu certo”, explicou. Para a biblioteca voltar a funcionar, a Administração só está esperando as obras de manutenção chegarem ao fim. “O dono do imóvel não fez questão de fazer a manutenção, então precisamos terminar os trabalhos já começados”, disse.
Segundo Veridiana, o impacto de ter uma biblioteca fechada foi muito grande tanto para a Secretaria de Cultura, quanto para a população. “As reclamações da população são totalmente válidas. Foi impactante saber que eles se importam tanto com o espaço”, contou. Durante todo o processo de negociação e reforma, a diretora afirmou que foram mantidos diálogos com os grupos de leituras, para que uma solução fosse encontrada o mais rápido possível. “Foi um processo burocrático, demorado, mas nós mantivemos as conversas e agora a parte mais difícil já está feita”, disse.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI