--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Campinas terá Dia da Astronomia PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Qui, 11 de Janeiro de 2018

Os apaixonados por planetas, estrelas e galáxias já podem comemorar. Campinas teve sancionada nesta quarta-feira (10) uma lei que cria o Dia da Astronomia, que passa a fazer parte do calendário oficial da cidade e deve promover ações no dia 2 de dezembro de cada ano. A lei sancionada pelo prefeito Jonas Donizetti (PSB) e publicada no “Diário Oficial” foi uma inciativa da comunidade astronômica, que no último dia 22 teve sua sanção nacional.
Para o astrônomo Júlio Lobo, responsável pelo Observatório Municipal “Jean Nicolini”, a iniciativa é simples, mas valoriza a categoria e incentiva futuras gerações. “Ter uma data no calendário oficial mostra que nós existimos e que o trabalho que fazemos é importante para a comunidade. Nosso maior objetivo é preservar uma das ciências mais antigas do mundo, motivando ainda as novas gerações a se interessarem pelo tema”, disse.
O Observatório, que comemora 41 anos de existência no próximo dia 15, foi pioneiro no Brasil. “Aos domingos, chegamos a receber mais de 150 pessoas. O que fazemos aqui vai na contramão do mundo automatizado e digital. Estamos lendo o céu”, disse Lobo. Para ele, o maior investimento para preservar esse patrimônio é a manutenção do local. “Sabemos que o recurso público é escasso e que equipamentos de astronomia são caros, mas o investimento é necessário porque preserva um bem imaterial, que são as nossas pesquisas”.
Todos os projetos e discussões programados para o dia 2 de dezembro - que também é uma homenagem ao imperador Dom Pedro II, considerado patrono da astronomia brasileira - serão avaliados e escolhidos por um grupo formado por entidades ligadas ao assunto, secretarias municipais e cidadãos interessados.

Marco turístico
O Observatório Municipal também se tornou um ponto de lazer e turismo. A vista privilegiada atrai milhares de pessoas todos os anos, seja para visitar o próprio observatório, seja para desfrutar a beleza do lugar. Nos últimos anos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo desenvolveu o “Empório Gastronômico” - um passeio em que os participantes fazem observações astronômicas guiadas por Júlio Lobo, seguidas de um jantar preparado por um chef.
Segundo a diretora de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, este ano devem acontecer diversos eventos para atrair o público ao local - um deles no dia 31 de março, data da Lua Azul. Ainda segundo ela, a criação do Dia da Astronomia permitirá buscar recursos no Ministério do Turismo para melhorar a infraestrutura do observatório. “O local pede, por exemplo, espaços gourmet fixos, e os subsídios podem ajudar”.

Inscrição aberta
Estão abertas as inscrições para o curso de Astronomia realizado pela Prefeitura de Campinas. O professor Julio Penereiro, do Observatório Municipal, será o responsável pelo curso, que acontece de 22 de janeiro a 2 de fevereiro no Planetário - Museu Dinâmico de Ciências (Lagoa do Taquaral, entrada pelos portões 5 ou 7). Mais informações pelo telefone (19) 3252-2598.

Observatório Municipal de Campinas “Jean Nicolini”
Local: Estrada das Cabras, s/n, Monte Urânia - Joaquim Egídio
Horário de funcionamento: de terça a sexta e domingos, das 17h às 21h. Durante os dias de semana há atendimento a grupos mediante agendamento pelo Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Ingresso: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). Aos domingos, desconto de 50% para professores e estudantes. Pessoas com mais de 65 anos não pagam

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI