--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC
Início

 

 

Tem peça para escolher PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Sex, 09 de Março de 2018

Baseado em clássicos da literatura mundial, dois espetáculos em cartaz em Campinas propõem reflexões sobre a realidade atual, os dramas, luta pela sobrevivência, inquietações, ambos com entrada franca. O espetáculo Senhor das Moscas, parte de um clássico da literatura inglesa, escrito em 1954, em plena Guerra Fria, por William Golding, romance que deu ao seu autor um Prêmio Nobel de Literatura e ganhou sua primeira versão teatral para o projeto teatral do Sesi-SP pelas mãos do diretor Zé Henrique de Paula, chega a Campinas, depois de uma temporada de sete meses de casa cheia em São Paulo, para curta temporada no Teatro do Sesi. Já o Sesc recebe a Honesta Cia. De Teatro, espetáculo livremente inspirado na obra homônima de Vladimir Maiakovski, Osip Brik e Lilya Brik.
O espetáculo Senhor das Moscas conta com músicas cantadas pelos atores em cena, acompanhados por músicos que tocam ao vivo em cada apresentação. O destaque é a música original composta especialmente pela diretora musical Fernanda Maia para a montagem. Para os atores, a experiência de ficar meses em temporada foi enriquecedora.
“Foi uma longa e feliz temporada no Teatro do Sesi-SP. Foram 100 apresentações e acredito que a história tenha conquistado bastante o público. Muitas pessoas voltaram seis, sete vezes ao longo do ano, principalmente o público jovem. A peça se comunica muito com essa galera, por mais que tenha uma história complexa”, avalia o ator Gabriel Neumann.
“Em São Paulo lotávamos sempre, foi enriquecedor. Estou ansioso para saber como será a reação do público na turnê”, diz Felipe Hintze. Campineiro, para ele, começar a turnê por Campinas é especial. “É uma alegria! É a primeira vez que eu apresento uma peça profissional na minha cidade. O fato de ser acessível sendo gratuita também me faz muito feliz. Sempre lutei por um teatro para todos. Voltar para a cidade depois de finalizar a temporada da Malhação também é muito significativo. Muito bom transitar entre a TV e o teatro”, afirma.
 
Rádio Outubro
Dividida em três atos, Rádio Outubro mostra o esforço desmedido que as autoridades fazem para se manter no poder. No entanto, ruem ao se apoiar no sistema que elas mesmas criaram. A fictícia nação de Ananás Brasiliensis ergue-se como um castelo de cartas. E o risco de seu desabamento torna-se mais iminente a medida que se aproximam as comemorações do Aniversário de Outubro, um importante feriado capaz de mobilizar grandes multidões, seja para celebrações ou protestos.
Com a montagem, a Honesta Cia. De Teatro se questiona sobre suas próprias inquietações acerca da política e do fazer teatral. A apresentação é hoje no espaço arena do Sesc. Amanhã e domingo, das 14h às 18h, o público pode se juntar à companhia para a oficina Jogos do Teatro do Oprimido. Inscrições na Central de Atendimento a partir de R$ 3,00.
 
Agende-se
Senhor das Moscas
Quando: Hoje e amanhã, às 20h
Onde: Teatro do Sesi Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália (Entrada pela Rua Francisco de Assis Iglesias s/nº)
Quanto: Entrada franca (ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo)
 
Rádio Outubro
Quando: Hoje, às 20h
Onde: Espaço Arena do Sesc Campinas (Rua D. José I, 270/333, Bonfim, fone: 3737-1500)
Quanto: Entrada franca
 

 

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI
Bairro Jd. Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-178
Tel: (19) 3211-5600
E-mail:
 

Acesse:

Portal Agemcamp
Invista na Região Metropolitana de Campinas
Portal de Turismo de Negócios e Eventos da RMC
Observatório Metropolitano - Indicadores da RMC