--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC
Início

 

 

Cândido Ferreira receberá mostra de sustentabilidade PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Qua, 14 de Março de 2018

O Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira recebe, este ano, a segunda edição da Mostra + Sustentável, que acontece de 29 de agosto a 7 de outubro. A instituição, que tem a fachada tombada como patrimônio histórico municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (Condepacc), ofereceu um café de boas-vindas aos expositores da mostra e jornalistas na manhã de terça-feira. A mostra deste ano traz um conceito inovador, baseado no tripé de equidade social, prosperidade econômica e qualidade ambiental. O projeto prevê a criação de 42 ambientes, distribuídos em quatro blocos em uma área total de 3 mil m2, sendo 2 mil m2 de área construída e 1 mil m2 de paisagismo, na sede do serviço de saúde em Sousas.
A Mostra + Sustentável tem como principal objetivo incorporar conceitos e atitudes sustentáveis à rotina das famílias, além de conscientizar sobre a importância de práticas mais ecológicas e desmistificar o pensamento de que essas práticas são mais caras e complicadas de se manter. Durante a mostra, os expositores e organizadores procuram aliar qualidade e beleza, preservando o patrimônio existente, minimizando a geração de resíduos, utilizando materiais corretos e adequados, com custo acessível e redução do consumo de água e energia.
Em 2017, durante a realização da mostra no Lar dos Velhinhos de Campinas, a mostra, além de promover o retrofit, termo utilizado para designar o processo de modernização de algum equipamento considerado ultrapassado, deixou, também, o legado de engajamento social e a difusão dos conceitos de sustentabilidade ao alcance de todos.
Este ano, o fio condutor para a criação dos expositores será a concepção de uma pousada “ecochic”, um conceito que adota consciência ambiental sem abrir mão da beleza, qualidade e conforto do espaço. Durante o café da manhã oferecido para os jornalistas e expositores, o idealizador do evento, o engenheiro Fernando Caparica, a superintendente da Associação Cândido Ferreira, Telma Cristina Palmieri, e a arquiteta da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC), órgão de apoio técnico ao Condepacc, Sandra Geraldi, receberam os visitantes e deram mais detalhes sobre o projeto e apresentam o espaço que será utilizado pela mostra.
Segundo Telma Cristina Palmieri, superintendente da Associação, a vinda da mostra para o espaço do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira em Sousas é um ganho enorme para a instituição. “Primeiramente, a proposta da mostra casa muito com o que a gente vem tentando trabalhar: a sustentabilidade”, comenta a superintendente. Além disso, Telma ainda aponta o fato de que, por ser uma instituição quase centenária, o prédio precisava de revitalizações, que vão afetar positivamente vários âmbitos.
Um dos principais diferenciais da Mostra + Sustentável, além de ser beneficente e cooperativa, é ser realizada em uma instituição com reconhecida atuação social em Campinas e na região, que recebe as melhorias feitas durante o evento como legado. Fernando Caparica, idealizador do projeto, vê isso como uma oportunidade de melhorar a comunidade. “Há uma grande mobilização de pessoas, investimentos e recursos materiais. Então, por que não enxergá-los como potenciais agentes de transformação e de conscientização pra tornar a comunidade melhor?”.
 

 

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI
Bairro Jd. Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-178
Tel: (19) 3211-5600
E-mail:
 

Acesse:

Portal Agemcamp
Invista na Região Metropolitana de Campinas
Portal de Turismo de Negócios e Eventos da RMC
Observatório Metropolitano - Indicadores da RMC