--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Mercadão, 110 anos de memórias PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Qui, 12 de Abril de 2018

O Mercadão nasceu há 110 anos. O prédio - inaugurado no dia 12 de abril de 1908 - representava naquele momento o renascimento de uma cidade que, duas décadas antes, quase tinha desaparecido do mapa por conta da epidemia de febre amarela. O imóvel imponente era símbolo do renascimento da economia local. E o autor do projeto, Ramos de Azevedo, era uma espécie de grife do que se considerava vanguarda arquitetônica.
Não dá para negar: local é uma profusão de cheiros e sabores. De um lado, chegavam as charretes lotadas de frutas e hortaliças. Do outro, os trens carregados com o café colhido nas bandas de Cosmópolis. O Mercado Municipal de Campinas era ponto crucial, no mais importante entroncamento ferroviário do Interior. O tempo passou. A Campinas recatada do prefeito Orosimbo Maia, que não passava dos 35 mil habitantes, se tornou uma metrópole tomada por prédios, centros comerciais importantes, um complexo industrial invejável. Mas o Mercadão resistiu a tudo. Virou patrimônio cultural campineiro.

A PROGRAMAÇÃO
Comemorativa aos 110 anos do Mercadão está marcada para sábado, dia 14, das 9h às 13h. No estacionamento do Mercadão vão se apresentar o Grupo de Viola de Campinas, a Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e Paulinho Neves, artista do samba de raiz. A Prefeitura vai entregar o Wi-Fi livre no espaço. A festa vai ter direito a “Parabéns a Você” e bolo.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI