--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Ismael Ivo por mestre PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Sáb, 14 de Abril de 2018

Um dos grandes nomes da dança contemporânea, diretor do Theatro Municipal de São Paulo, Ismael Ivo estará em Campinas e região neste fim de semana visitando seis grupos de dança - dois da cidade - para iniciar os trabalhos com os selecionados pelo Programa de Qualificação em Artes de 2018. Ismael Ivo, que é curador do programa, visita em Campinas as companhias de dança Grupo Kê e Funk-E. A visita se baseia em conversas, apresentações e participação do processo técnico e criativo do grupo. Além dos grupos campineiros, ele passa por Salto, Indaiatuba (dois grupos) e Santana de Parnaíba. As seis companhias participam do projeto pela primeira vez.
Ao longo do encontro, de forma dinâmica, o curador e sua equipe dão início ao processo de orientação, juntamente com o artista orientador designado para cada grupo, mediando conhecimentos e dialogando com o grupo acerca de suas potencialidades.
O Programa de Qualificação em Artes tem como ação principal a orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, exceto capital. O objetivo é a valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo assim a produção cultural local, por meios de ações específicas: orientação artística do processo de criação de um espetáculo; experimentação de linguagens cênicas; qualificação dos artistas dos coletivos (atores, bailarinos, coreógrafos, técnicos, etc.); e difusão dos espetáculos por meio de parcerias com festivais e mostras de artes.
No contexto formativo da dança no Brasil, de maneira geral, fora do ambiente acadêmico costuma-se contemplar apenas – técnicas -, de forma dissociada da criação que envolve conceito, organização, produção, etc. Nesse sentido, o Programa é pioneiro em orientação artística in loco, proporcionando a formação a partir de um processo criativo, com um olhar voltado para as potencialidades de cada grupo, desenvolvidas a partir de seu próprio contexto e fortalecendo sua importância no município.
Outro diferencial do Programa é a proposta da curadoria de personalizar ainda mais o processo de orientação por meio das visitas de Ismael Ivo que traça pessoalmente o perfil de cada grupo e, ao longo da edição, em uma segunda visita, proporciona um laboratório coreográfico a partir no material criado pelos grupos.

Os grupos de Campinas

O Grupo KÊ foi criado em 2011 por Renata Spis, com o objetivo de utilizar a dança e o teatro como instrumentos transformadores de seus participantes e da sociedade. Atualmente é orientado por Bruna Spoladore e tem na diversidade de idades, realidades e corpos uma de suas principais características.
O grupo Funk-E, orientado por Thiago Negraxa, nasceu em 2009 como um dos projetos sociais da Associação Família Eclipse. É voltado para jovens acima de 18 anos, e tem com foco vivenciar e desenvolver as danças urbanas. Com 8 anos de atuação, muitas pessoas já passaram pela companhia, sendo que alguns seguem trabalhando com dança e também ajudando nos projetos desenvolvidos pela Associação.

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI