--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC
Início

 

 

Música, missa e muito macarrão são destaques na Semana Italiana PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Dom, 15 de Abril de 2018

Um festival gastronômico com pratos típicos marca, neste domingo, a abertura da Semana Italiana de Campinas. Até o dia 22, domingo próximo, atrações culturais, solenidades e muito macarrão vão celebrar os 40 anos da Casa D’Italia, grupo criado para a difusão de valores culturais da Bota. Hoje, para se ter uma ideia, mais da metade dos campineiros descende dos oriundi, que aportaram por estas bandas desde o final do século 19. E a influência italiana está na mesa, na religião e no comportamento dos brasileiros. Principalmente os que moram no Interior paulista.
A semana festiva, por sinal, entra na sua 24ª edição. A programação aberta ao público se concentra basicamente na sede própria do grupo, localizada desde 1986 no Cambuí. É uma antiga residência na Rua dos Bandeirantes, que teve a lavanderia transformada em cozinha; a garagem em cantina; os quartos em salas de aula. No começo, a Casa D’Italia era frequentada basicamente por associados, integrantes de famílias italianas antigas. Hoje, no entanto, os jantares e atrações culturais são concorridos por pessoas de todas as raças, credos e idades.
A data exata do aniversário da Casa é terça-feira, dia 17. Mesmo dia, por sinal, em que serão comemorados os 137 da fundação do Circolo Italiani Uniti. Lá em 1881, a comunidade imigrante se organizava para a prestação de serviços nas áreas de lazer, saúde, educação e beneficência. Nos anos trágicos da febre amarela, por exemplo, o Circolo mantinha o grupo de assistência médica que, nos anos 1940, se transformaria na atual Casa de Saúde.
Abertura
 
O festival gastronômico que abre a Semana Italiana acontece no espaço, ao lado da própria Casa D’Italia com acessos pelas ruas Bandeirantes e Sampaio Ferenergia. O melhor da culinária italiana vai estar por ali: massas, pratos e lanches típicos, vinho, cervejas especiais. Tudo ao som da cantoria clássica.
 
 
24ª SEMANA ITALIANA DE CAMPINAS
 
 
Programação aberta ao público: 15 de abril (hoje)
11h – Abertura da Semana Italiana, com o hasteamento da bandeira e a execução dos hinos nacionais da Itália e do Brasil, Coral Pio XI, na frente da Casa D’Italia (Rua dos Bandeirantes, 367. Cambuí) Das 12h às 18h – Festa Italiana com comidas típicas, food truck, bebidas e música ao vivo no Espaço Park Mania, ao lado da Casa D’Italia. Entrada grátis. Porções a preços acessíveis.
16 de abril (amanhã) - 19h – Sessão de Cinema com o filme Benvenuto, Presidente, uma comédia italiana dirigida por Riccardo Milani, no auditório da Casa D’Italia.
18 de abril (quarta-feira) - 19h – Palestra sobre a imigração italiana com Ana Carolina Muniz pesquisadora da Unicamp Ana Carolina Muniz, na Casa D’Italia 20h – Apresentação da Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (Abal), no mesmo local.
21 de abril (sábado) - Das 8h às 12h – Prova Tiradentes de Ciclismo, na Avenida Mackenzie, em Sousas.
22 de abril (domingo) - 11h – Missa celebrada em italiano com o Coral Santana na Igreja São Joaquim e São Roque, em Joaquim Egídio. 12h – Spaguettata no Salão da Subprefeitura de Joaquim Egídio. Entrada grátis.
 

 

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI
Bairro Jd. Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-178
Tel: (19) 3211-5600
E-mail:
 

Acesse:

Portal Agemcamp
Invista na Região Metropolitana de Campinas
Portal de Turismo de Negócios e Eventos da RMC
Observatório Metropolitano - Indicadores da RMC