--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC
Início

 

 

Guerrilheiros e suas contradições PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Ter, 15 de Maio de 2018

O espetáculo Mayombe, da Brevíssima Produções, com adaptação e direção de Ricardo Tejada, traz ao palco do Teatro Municipal José de Castro Mendes as contradições dos guerrilheiros do MPLA (Movimento Pela Libertação de Angola). A obra, do escritor angolano Pepetela, é uma reflexão, envolta pelos ideais socialistas, sobre a dura realidade da sociedade angolana, diante das perspectivas do movimento de libertação e da população local em relação aos conflitos da luta armada. A história do livro tem como cenário Angola dos anos 70, período que marca as lutas pela independência do país africano.
“Entre encontros e desencontros de ideias e ações, os guerrilheiros são apresentados não como heróis, mas sim como pessoas comuns, cheias de falhas e conflitos pessoais. Desconstrói-se a imagem romantizada do guerrilheiro esquerdista”, coloca Tejada.
O diretor do espetáculo conta que a motivação para a encenação surgiu ao perceber a profunda reflexão humana presente na obra e que remete aos dias atuais. “Em um momento de polarizações políticas, esquecemos que atrás de um partido existem seres humanos. Cheios de paixões e vontades que nem sempre vão ao encontro do espírito puro e altruísta que observamos no mundo romântico das ideias. Existe muita obscuridade que não é dita, que é velada”, aponta.
Após a sessão do espetáculo haverá uma palestra com a professora Leilane Morais, da Universidade São Paulo (USP) que traz reflexões acerca da obra. O livro de Pepetela é leitura obrigatória do vestibular da Fuvest 2019 e os alunos poderão fazer perguntas ao final da palestra. O espetáculo faz parte do projeto Literatura do Vestibular em Cena e faz turnê pelas cidades de Campinas, Sorocaba, Salto e Limeira.
 
Agende-se
O quê: Mayombe
Quando: Amanhã e quinta, às 19h
Onde: Teatro Castro Mendes (Pç Corrêa de Lemos, s/nº, Vila Industrial, fone: 3272-9359)
Quanto: R$ 60,00 (Ingressos podem ser adquiridos no site da produtora, brevissima.com.br, ou na bilheteria do teatro)
 

 

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI
Bairro Jd. Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-178
Tel: (19) 3211-5600
E-mail:
 

Acesse:

Portal Agemcamp
Invista na Região Metropolitana de Campinas
Portal de Turismo de Negócios e Eventos da RMC
Observatório Metropolitano - Indicadores da RMC