--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC
Início

 

 

Recital marca aniversário de 62 anos da Academia PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Ter, 15 de Maio de 2018

Em 1956, por iniciativa do então secretário municipal de Educação e Cultura, Francisco Ribeiro Sampaio, nomes da intelectualidade campinense se reuniram, dia 17 de maio, nas dependências do Teatro Municipal para a fundação da Academia Campinense de Letras (ACL). A sessão de posse e instalação ocorreu dia 22 de novembro do mesmo ano, e o primeiro presidente eleito foi o próprio professor Sampaio. Adotando o modelo da Academia Brasileira de Letras, a ACL é composta de quarenta cadeiras de provimento vitalício. Na sessão da próxima quinta-feira, foram designados os Acadêmicos Rubem Costa, Agostinho Tóffoli Tavolaro, Duílio Battistoni Filho, Ana Maria Melo Negrão e Fernando Antônio Abrahão para discorrerem sobre o tema Revisitando a História da ACL 62 Anos.
Na mesma data, a Galeria Lélio Colluccini, sob a curadoria da artista Marly Stracieri, abre a exposição Campinas em Cores, com trabalhos da artista plástica Norma Vilela. E, completando a comemoração, a Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos (Abal) se encarrega da parte musical com participações dos cantores Gabriela Momesso (soprano), e Ramon Mundin (tenor), ambos da cidade de Ribeirão Preto, com acompanhamento de José Francisco da Costa ao piano. O repertório terá obras de Carlos Gomes, Tosti, Donaudy, Donizetti, Bellini, Verdi e canções napolitanas de Ernesto de Curtis e S. Gastaldon.
Graduada em Licenciatura em Educação Artística pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, Gabriela Momesso integra os corais da Cia. Minaz desde 2000 e desenvolve estudos em técnica vocal sob orientação de Alexandre Galante e, recentemente, do professor Ângelo Fernandes, regente do Coro Contemporâneo de Campinas. Ramon Mundin formou-se no Conservatório W. Mozart e foi membro da Cia. Minaz. Atualmente cursa Canto Lírico na Unicamp e é membro do Coro Contemporâneo de Campinas. Dia 17, quinta-feira, às 19h30, na sede da ACL (Rua Marechal Deodoro, 525, Centro, fone: 3231-2854). Entrada franca.
 

 

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas
Av. Brasil, 2340 - 3º andar do Edifício 1 - Bloco A - Conj. CATI
Bairro Jd. Chapadão - Campinas - SP - CEP 13070-178
Tel: (19) 3211-5600
E-mail:
 

Acesse:

Portal Agemcamp
Invista na Região Metropolitana de Campinas
Portal de Turismo de Negócios e Eventos da RMC
Observatório Metropolitano - Indicadores da RMC