--> Portal da Cultura na Região Metropolitana de Campinas - RMC

Festival celebra 110 anos PDF Imprimir E-mail
Correio Popular  -  Sáb, 09 de Junho de 2018

Em 1908 chegava ao Brasil a primeira leva de imigrantes japoneses. A comunidade nipobrasileira comemora os 110 anos da imigração em grande estilo, abrindo com o tradicional Festival do Japão, realizado pelo Instituto Cultural Nipo-Brasileiro e considerado a maior celebração da cultura japonesa do Interior do Estado. A 14ª edição do festival marca ainda as comemorações pelos 67 anos do clube, um dos mais tradicionais da cidade. Como de praxe, o evento vai destacar diversos aspectos da cultura nipo-brasileira, com a participação de artistas e grupos de Campinas e região, de São Paulo e outras localidades.
“Esta é uma data especial. Marca o aniversário de 110 anos da imigração japonesa, comemorado em 18 de junho. Para esta edição promovemos mudanças visuais no salão social e na sala de exposições”, informa o presidente do Instituto Nipo-Brasileiro, Tadayoshi Hanada, idealizador do Festival desde sua primeira edição em 2005. Na época, o evento foi criado como preparativo para o centenário da imigração, em 2008.
“Além das várias atrações nacionais e internacionais, a gastronomia é o carro-chefe do Festival, que atrai visitantes de várias cidades da região. O cardápio aumentou. Além das comidas típicas japonesas, temos pratos da cozinha brasileira e internacional e este ano acrescentamos também a cozinha árabe, além de petiscos sempre pedidos como pastel, pamonha, bolinho de bacalhau e até maçã do amor”, adianta Hanada.
O Festival do Japão é uma produção do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, que conta com cerca de 200 voluntários. Dos pratos da culinária japonesa as estrelas são o yakisoba, sushi, sashimi, tempurá, gyoza e yakitori. Além do Instituto Nipo, expõem na praça da alimentação as associações da Colônia Tozan, Pedra Branca, Macuco (Valinhos), Seicho-no-ie do Brasil (Regional Campinas), Igreja Budista Honpa Honganji, Tenrikyo do Brasil e Kodomokai.
Durante dois dias, o Festival do Japão oferecerá música japonesa, brasileira e internacional, com shows de artistas consagrados como a campineira Angelaisa Toyota, Joe Hirata e Karen Ito, além de convidados especiais. Uma das mais esperadas é a cantora japonesa Mariko Nakahira, atração internacional do programa desde suas primeiras edições. Não faltarão também as apresentações dos campeões de karaokê da região.
A programação inclui danças folclóricas de diferentes regiões japonesas, com participação de grupos do Nipo, da Associação Okinawa Kenjin e outros. Um dos destaques é a vinda do Grupo Represa, de São Paulo, que apresentará o Awa-Odori, uma dança alegre e colorida, que lembra o Carnaval brasileiro. Há ainda demonstrações de artes marciais tradicionais do Japão, como aiki- dô, kendô, kenjutsu, judô e karatê, e números com o taikô (tambor japonês).

Artesanatos e importados aquecem feira
Na área de exposições, o Festival do Japão prioriza as artes e os artesanatos japoneses. Os visitantes podem ter contato mais próximo com a ikebana (arranjos florais) e os bonsais (árvores em miniaturas), testar suas habilidades nas oficinas de sushi, origami (dobradura de papel) e aprender a escrever seu nome em shodô (caligrafia japonesa). Há ainda comercialização de produtos japoneses, artigos para presentes e as últimas novidades do mercado de importados.

Agende-se
O quê: 14º Festival do Japão
Quando: Hoje e amanhã, das 10h às 20h. Abertura oficial hoje, às 12h
Onde: Instituto Cultural Nipo-Brasileiro (Rua Camargo Paes, 118, Jd. Guanabara, fone: 3241-1213)