Emplasa e Unicamp apresentam plano de trabalho referente ao PDUI

Reunião teve presença de técnicos da Agemcamp, dos municípios, da Emplasa e Unicamp

Com objetivo de apresentar o plano de trabalho e definir o cronograma da elaboração do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), a AGEMCAMP promoveu em sua sede, em Campinas, mais uma reunião com os membros da Câmara Temática Especial. A reunião aconteceu no dia 1 de fevereiro e teve a presença dos técnicos, diretores e secretários municipais, da diretoria da AGEMCAMP, da Emplasa e da Unicamp.

O cronograma e plano de trabalho foi apresentado pela equipe da EMPLASA – Maria Ligia Wertheimer e Eugênio Senese Neto, com a participação das assessoras técnicas Fernanda Costa e Eloisa Rolim. De acordo com as informações da Gerente de Desenvolvimento Urbano, Maria Ligia Wertheimer, o PDUI será desenvolvido em duas etapas, sendo que a primeira se caracteriza pela elaboração dos conteúdos técnicos, com diagnóstico para identificação das demandas e potencialidades do desenvolvimento metropolitano, objetivos, diretrizes e macrozoneamento, até a chegar à fase de elaboração da minuta de Projeto de Lei, já que o Estatuto da Metrópole determina que o Plano seja transformado em Lei.

A segunda etapa se caracteriza pelo processo participativo, com mobilização social, realização de oficinas técnicas para refinamento do diagnóstico regional e audiências públicas, para discussão e validação junto à sociedade civil.  A elaboração do PDUI terá como eixos estruturantes as áreas de Planejamento e Uso do Solo, Mobilidade (transporte público e logística), Meio Ambiente, Saneamento e Defesa Civil, Habitação e Desenvolvimento Econômico.

Além do trabalho da Emplasa, a UNICAMP será responsável pelo desenvolvimento dos estudos demográficos e econômicos do PDUI, por meio do NEPO (Núcleo de Estudos da População). Serão feitos diagnósticos e análises da Economia regional, incluindo evolução do PIB regional e municipal, e por setor – industrial, Agropecuária e de Serviços na RMC – e sociodemográficas (índice de envelhecimento, distribuição etárias, etc); crescimento e redistribuição espacial da população (crescimento populacional, densidade demográfica, migração, etc); reprodução e condições de saúde (fecundidade, mortalidade, internação hospitalar, etc), entre outras análises.

A apresentação destes primeiros trabalhos da UNICAMP foram feitas pelos Professores Doutores José Marcos P. Cunha (Coordenador do Projeto) e Humberto Miranda, com a participação do Professor Doutor Alberto Jakob (Coordenador do NEPO/UNICAMP) e o Doutorando em Economia, Sr. Leonardo Rodrigues.

Câmara Temática Especial do PDUI

A Câmara Temática Especial do PDUI foi criada em 2015 e desde então vem se reunindo constantemente os técnicos municipais. Foi por meio destas reuniões que foi elaborado o Termo de Referência, que norteará todo o trabalho. “Todas as ações são definidas em conjunto com os municípios, de forma integrada com a Região”, explica a Diretora Executiva da AGEMCAMP, Ester Viana, que ainda ressalta que “Por consenso, várias Câmaras Temáticas da RMC deverão ser chamadas para discussões como forma de contribuir com aspectos técnicos ao Plano”.

_DSC1237

_DSC1226