AGEMCAMP, ICLEI e Prefeitura de Campinas assinam termo de cooperação para projeto de preservação do Meio Ambiente

Imprimir   |   Enviar por e-mail

Diretora Ester Viana, da Agemcamp, fala da importância do Interact-Bio

Diretora Ester Viana, da Agemcamp, fala da importância do Interact-Bio

     A AGEMCAMP participa nestes dias 8 de 9 de novembro da conferência “Biodiversidade, serviços ecossistêmicos e gestão metropolitana”, realizado pelo ICLEI – associação mundial de governos locais dedicados ao desenvolvimento sustentável. Já na abertura da conferência, foi celebrado o termo de compromisso para implantação do projeto INTERACT-Bio, assinado pelo ICLEI, por meio do Secretário Executivo do ICLEI na América do Sul – Rodrigo Perpétuo; a AGEMCAMP, pela Diretora Executiva Ester Viana, e o Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas – Rogério Menezes. O documento oficializa o início de ações integradas a favor da biodiversidade. A Região Metropolitana de Campinas foi uma das três regiões do país a serem escolhidas como modelo para implementação o projeto INTERACT-Bio, juntamente com as regiões de Londrina e de Belo Horizonte, que foram representadas no evento.

     A primeira palestra foi ministrada pela representante do ICLEI África – Ingrid Coetzee – que apresentou as ações, atividades e objetivos da instituição no Brasil e nos outros países onde atua. Ela tratou principalmente da importância da biodiversidade dentro das regiões metropolitanas. Em seguida, a representante do ICLEI na América do Sul – Sophia Picarelli – detalhou sobre a realização do projeto Interact-BIO, entre outras ações realizadas.

     O projeto INTERACT-Bio, realizado pelo ICLEI e parceiros, incluindo a AGEMCAMP no papel de representante dos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas, tem como objetivo melhorar a gestão dos recursos naturais em regiões metropolitanas e permitirá que os governos compartilhem esforços para integrar a biodiversidade ao planejamento territorial e de infraestrutura, fazendo a gestão do uso do solo e outras ações que priorizem a preservação da natureza dentro do ambiente urbano. O INTERACT-Bio está sendo implementado no Brasil, na Índia e na Tanzânia.

     A Diretora Executiva da Agemcamp, Ester Viana, falou sobre a importância da integração dos esforços e ações pelos governos de todos os 20 municípios da Região e da compatibilidade do projeto ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). “Este é um momento bastante oportuno para a realização deste projeto porque estamos também elaborando o PDUI, que deverá incluir em suas diretrizes metas para caracterização de território, e isso passa também pelo planejamento ambiental. A infraestrutura de uma região precisa considerar a gestão ambiental”, afirma Ester Viana.

     De acordo com o Secretário Executivo do ICLEI na América do Sul – Rodrigo Perpétuo – o projeto busca a integração interfederativa, com a participação de governos de diferentes níveis – tanto locais como nacionais e internacionais, focando na busca pela melhoria da qualidade de vida nas regiões metropolitanas, onde se encontra grande parte da população, e com ações concretas de preservação da natureza e da biodiversidade. “Precisamos mudar a visão de que a natureza atrapalha a vida nas cidades. É preciso dar um olhar renovado à natureza, fazendo com que ela seja incorporada na infraestrutura, de forma que ela seja utilizada também como solução para problemas urbanos, de usufruto para o cidadão de agora e pensando também nas gerações futuras, garantindo sua vitalidade e nossa qualidade de vida”.  

     A conferência contou ainda com a participação dos entes federativos do Ministério das Cidades – Denise Schuler e do Ministério do Meio Ambiente – Luis Tinoco e de outras regiões que também participaram do processo de avaliação para participação no projeto, como Sorocaba e Curitiba. O primeiro dia do evento aconteceu no auditório “salão azul”, da Prefeitura de Campinas, mas as atividades seguem neste dia 9, no auditório do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).  

Autoridades na abertura da conferência da biodiversidade

Autoridades na abertura da conferência da biodiversidade

 

A diretora do ICLEI África - Ingrid Coetzee - fala sobre as ações da instituição

A diretora do ICLEI África – Ingrid Coetzee – fala sobre as ações da instituição

 



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css