Região recebe novas ambulâncias do Samu

Imprimir   |   Enviar por e-mail

As cidades de Sumaré e Hortolândia receberam novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). São veículos equipados com macas, suprimentos e insumos, além de equipamentos de alta tecnologia, como GPS, direção hidráulica e ar condicionado. Algumas das ambulâncias são para suporte avançado, equipadas com UTI (Unidade de Terapia Intensiva). As novas ambulâncias foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, que contabiliza já ter liberado só em 2019 quase 900 novas unidades para o Samu a mais de 670 municípios de 24 Estados brasileiros. Até o final do ano, o ministério promete liberar mais 199 unidades, totalizando 1.065 ambulâncias, com investimento total de R$ 199,7 milhões (US$ 48,7 milhões).

Em Sumaré, as três novas viaturas do serviço foram apresentadas ontem pelo prefeito Luiz Dalben (PPS). Agora, o Samu na cidade conta com seis ambulâncias nas ruas e mais uma de reserva. “Quando assumimos, em 2017, o Samu estava em situação precária, tinha apenas duas ambulâncias e uma única em condições de uso. Agora, com muito empenho e comprometimento, após mais de dez anos sem novos veículos, regularizamos a documentação da cidade e estamos aptos a receber a renovação da frota do Ministério da Saúde”, disse o prefeito, na entrega dos veículos à equipe do Samu, ao lado do deputado estadual Dirceu Dalben, secretários e assessores ontem.

Em Hortolândia a entrega das três ambulâncias, que substituem veículos mais antigos, está marcada para hoje cedo, na sede do Samu, no bairro Green Park. Uma das três novas ambulâncias é equipada com UTI. Além dos três veículos, a cidade conta também com outras três ambulâncias, sendo duas reservas, e duas motolâncias. Desde que foi implantado na cidade, em 2008, durante a primeira gestão do prefeito Angelo Perugini (PDT), o Samu de Hortolândia já realizou cerca de 210 mil atendimentos. Atualmente, são cerca de 70 chamados por dia pelo telefone 192, de acordo com dados do serviço de triagem de ligações, que atende Hortolândia e Sumaré. Metade são para atendimentos em Hortolândia.



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css