Técnicos da Câmara Temática do PDUI analisam estudo para construção do Macrozoneamento regional

Imprimir   |   Enviar por e-mail

Membros da Câmara Temática discutem estudo para construção do macrozoneamento

Membros da Câmara Temática discutem estudo para construção do macrozoneamento

        Em reunião ordinária da Câmara Temática do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado), os membros conheceram o estudo que vem sendo desenvolvido pela Emplasa, especialmente na área geográfica da Região. O resultado do trabalho apontará as sinergias e conflitos territoriais entre os municípios e poderá subsidiar a construção do Macrozoneamento regional, importante instrumento para o desenvolvimento do PDUI. A reunião aconteceu em Campinas, no dia 26 de abril.

      A apresentação, feita pela arquiteta Mariana Martins e pela geógrafa Telma Amado, ambas da equipe técnica da Emplasa, abrangeu o mapeamento das macrozonas e os conceitos propostos para que os municípios da Região possam, posteriormente, compatibilizar seus Planos Diretores. Cada um dos membros da Câmara Temática recebeu o documento com os mapeamentos para análise e posterior aprovação.

       De acordo com a Gerente de Desenvolvimento Urbano da Emplasa, Maria Ligia Wertheimer, o objetivo é compreender o ordenamento territorial de cada município dentro do contexto regional. “Nosso trabalho é fazer a leitura, o mapeamento e a análise das bases legais – basicamente os Planos Diretores e leis de Uso e Ocupação de Solo, completando, caso necessário, com outras leis municipais (Perímetro Urbano, Parâmetros urbanísticas, entre outros)”.

      Além da apresentação da Emplasa, durante a reunião também foi definida a realização de oficinas de trabalho com os técnicos dos municípios, que serão divididas em três sub-regiões: em Campinas, Holambra e Nova Odessa. As datas serão definidas. Segundo Maria Ligia Wertheimer, as oficinas serão específicas para os municípios das sub-regiões. Ela ressalta a importância da adequação dos planos diretores dos municípios ao Estatuto da Metrópole.

Técnicas da Emplasa apresentam estudo

Técnicas da Emplasa apresentam estudo

_DSC2934

_DSC2942



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css