Equipe da Unicamp vence competição de Fórmula

Imprimir   |   Enviar por e-mail

A equipe de E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi a vencedora da 15ª Fórmula Sae Brasil, competição estudantil em que alunos de engenharia de todo o País desenvolvem carros tipo Fórmula. O evento foi encerrado no último domingo, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba. Os campineiros venceram na categoria Elétrica. Na categoria Combustão, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) foi o campeão.

Neste ano, a Fórmula Sae Brasil reuniu 63 equipes inscritas. Foram quatro dias de provas estáticas e dinâmicas aplicadas e avaliadas por juízes da indústria da mobilidade, que atraíram público aproximado de 1,5 mil pessoas.

Abddalla Tauil Neto, capitão e piloto da equipe Unicamp E-Racing, atribuiu o resultado às inovações aplicadas no carro, como suspensão, pacote aerodinâmico completo e redução do peso com uso de baterias cilíndricas.

De acordo com o presidente da Sae Brasil, Mauro Correia, as equipes avançaram em vários quesitos nas provas estáticas e dinâmicas, apresentaram mais qualidade na construção dos carros Fórmula SAE e maior índice de desenvolvimento nos projetos. “Mais carros conseguiram aprovação na parte de inspeção, fator que os juízes atribuíram à transferência de conhecimento entre as equipes”, comentou.

No que toca à tecnologia, foi observada maior presença de carros com turbo compressores e o uso intensivo de dispositivos aerodinâmicos, visando melhor desempenho nas curvas. Na Categoria Elétrica foi destacada a substituição da bateria de lítium ferro fosfato por lítium polímero, no formato cilíndrico.



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css