Africanidade e Acessibilidade são temas de programa realizado pela Associação Liberdade em parceria com a AGEMCAMP

Diretora Ester Viana abre o evento no espaço Café Filosófico no espaço CPFL, em Campinas

A AGEMCAMP e a Associação Liberdade realizaram no dia 31 de outubro o evento “Inclusão Total: Africanidade e Acessibilidade para todos”, com apresentação sobre tecnologias destinadas a atender aos direitos da pessoa com necessidades especiais, em especial à visual e também sobre a necessidade de inclusão do tema Africanidade na grade curricular. O encontro aconteceu no espaço Café Filosófico, na CPFL, em Campinas e teve a presença do Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini. Participaram também do evento a Diretora da AGEMCAMP – Ester Viana, os membros da Câmara Temática de Educação da RMC, vereadores e demais autoridades, assim como membros da sociedade civil.

Na primeira palestra, ministrada pelo Dr. Victor Pellegrini Mammana, Diretor do CTI, foi apresentada uma tecnologia para aplicação em materiais didáticos voltados aos portadores de deficiência visual, que foi desenvolvida pelo CTI (Centro de Tecnologia da Informação – Renato Archer), em parceria com a Associação Liberdade. Também tratou deste tema a Sra. Fabiana Bonilha, Pesquisadora em Tecnologia Assistiva e o Professor Dr. Tagino Santos, que apresentou o Programa Dinheiro Direto na Escola.

Outro tema abordado no evento foi a importância das leis Lei 10.639/2003; Lei – 11.645/2008 e Lei 13.146/2015, que estabelecem diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”; e também a implementação do Estatuto Brasileiro de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Para tratar destes temas, o Procurador da República – Dr. Edilson Venturelli, falou a respeito da importância do cumprimento das Leis para a diversidade e inclusão. Também sobre este tema falou o Sr. Natanael dos Santos – da Associação Liberdade, abordando as “Trajetórias do Africano no Espaço Geográfico Brasileiro”. O evento reuniu cerca de 100 pessoas.

O secretário de Estado da Educação - José Renato Nalini - enalteceu a realização do evento

O secretário de Estado da Educação – José Renato Nalini – enalteceu a realização do evento

A equipe do CTI apresentou tecnologias assistivas para portadores de deficiência visual

O Diretor da Associação Liberdade falou sobre cultura africana