Campinas é destaque na locação

Imprimir   |   Enviar por e-mail

Pesquisas sobre o mercado imobiliário de Campinas apontam que o Município apresenta índices animadores de oportunidades para os investidores neste momento em que o mercado de fundos imobiliários está em alta.
Campinas aparece entre as principais no mercado de locação imobiliária comercial do País de acordo com os números do último índice FipeZap de Venda e Locação Comercial, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), publicado em agosto passado.
Dados regionais mostram que Campinas se destaca no mercado imobiliário brasileiro – até mesmo se comparada com as principais capitais. A pesquisa foi realizada nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Salvador, Campinas e Niterói.
Campinas apresentou alta real de 0,36% no preço médio de locação de salas e conjuntos comerciais, enquanto capitais como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba apresentaram queda real, sendo as duas primeiras de 0,09% e a última de 0,04%, respectivamente.
Analisando os últimos 12 meses, Campinas teve uma variação anual superior no preço médio de locação de imóveis nesta categoria. Quando comparada a São Paulo — considerada o maior mercado imobiliário do País — a alta real em Campinas foi de 3,80%, enquanto na Capital houve queda real de 1,29%.
Ainda com relação à locação comercial, Campinas teve a segunda maior taxa anual de rentabilidade (6,18%), ficando atrás apenas de Salvador (7,42%), à frente, portanto, de todas as outras localidades consideradas pela pesquisa. Ficou, também, acima da média ponderada entre as dez cidades avaliadas, que foi de 5,33%.
Avaliação
O cenário favorável para os negócios foi confirmado pela Building Empreendimentos, incorporadora com sede em Campinas, que desenvolve e executa projetos de alto padrão desde 2009.
Roberto Mangabeira, diretor executivo da Building, disse que as empresas da região são as grandes responsáveis por colocarem Campinas na posição de destaque em que se encontra. “A incorporadora conhece as particularidades do consumidor da região e o que move a economia local. Isso permite que a escolha dos produtos imobiliários seja mais acertada”, explicou.
Em setembro de 2018, por exemplo, a empresa lançou na região um loteamento de médio-alto padrão com valor geral de vendas de R$ 100 milhões e, em menos de 90 dias, atingiu 95% das unidades vendidas.
Fábio Valle, diretor executivo da V7brasil, empresa responsável pela gestão comercial deste loteamento, destacou que a força do mercado local tornou o empreendimento um dos maiores cases de vendas da região, mesmo sendo lançado em um momento de incertezas políticas e econômicas.
Novos avanços
Para os próximos meses, o diretor da V7brasil aposta no Sky Galleria. Será uma torre de 14 lajes corporativas com conceito Triple A que estará inserida no Galleria Shopping, pertencente ao Grupo Iguatemi. “Além de ser uma das regiões de maior prestígio da cidade, é um polo consolidado com altas taxas de ocupação e forte crescimento imobiliário”, disse Valle.
O diretor adiantou que, além da torre corporativa — com espaço multiuso no térreo, mezanino, rooftop, espaço para eventos e heliponto — a área de expansão do shopping deverá englobar um hotel e ainda abrirá espaço para a conveniência do centro de compras. Com a expansão, o Galleria Shopping, que hoje possui aproximadamente 33 mil m² de área bruta locável, atingirá em torno de 40 mil m².
SAIBA MAIS
O FipeZap é resultado de uma parceria formada em 2010 entre a Fipe e o portal ZAP, onde o Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do mercado imobiliário brasileiro.


http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css