Morungaba recebe a chave da nova unidade do pronto atendimento municipal

Unidade funcionará como Pronto Atendimento da cidade

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta no dia 31 de janeiro a nova Unidade Básica de Saúde, que abrigará o pronto atendimento municipal. Em solenidade realizada nas novas instalações da unidade, o Prefeito Marco Antonio de Oliveira recebeu, entre as autoridades, a coordenadora de rede do Programa Saúde em Ação – Fátima Bombarda, responsável pelas obras do programa, e o assessor técnico da Agemcamp, Sergio Machado, que acompanha a realização das obras nos municípios da Região Metropolitana de Campinas.

Durante a solenidade, Fátima Bombarda ressaltou a importância da Atenção Básica na Saúde e do espaço adequado para promovê-la: “O espaço adequado faz parte do processo de um bom atendimento. Esperamos que as novas instalações cumpram seu papel e realmente façam a diferença na vida dos morungabenses que precisem de atendimento na saúde”, disse.

A nova unidade recebeu o nome de “Irmã Luizinha Mercanti” e integrará o programa “Saúde em Ação”, uma rede de clínicas dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), para fortalecer e reestruturar a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS). Esta é uma das 52 novas unidades básicas de saúde que a Região Metropolitana de Campinas recebe por meio deste programa. “Estamos todos felizes com a entrega desta unidade. Agradeço a compreensão de nossas necessidades reais por parte da equipe da Secretaria de Saúde do Estado que se dedicou muito à obra e suas adequações para que pudéssemos não só receber uma Unidade de Saúde, mas também os serviços de Pronto Atendimento que hoje são realizados no Hospital Santo Antonio”, explicou o prefeito Marco Antonio de Oliveira.

Mudança no projeto

O prefeito explica que o projeto original era o de uma UBS, porém devido à localização e o amplo espaço disponível seria possível transferir os serviços de Pronto Atendimento para estas instalações, se fossem realizadas as devidas adequações. “Desde janeiro do ano passado foram muitas conversas com os representantes da secretaria da Saúde para que entendessem nossa necessidade porque os projetos originais jamais podem ser alterados. Mas apresentamos o que estava acontecendo com nosso hospital. Explicamos que assim que assumimos aconteceram alguns problemas em relação ao espaço que atualmente o hospital ocupa. Para adequar o hospital ao prédio que hoje ocupa, teríamos que praticamente derrubar o prédio e construir outro novamente de acordo com o que está sendo exigido pelo Ministério Público”, explica.

Ele acrescenta que seriam necessárias muitas reformas e muitas melhorias, por isso o prédio teria de ser derrubado e praticamente construído outro no lugar, mas o imóvel não é da Prefeitura de Morungaba e sim locado de particulares. Hoje a prefeitura cumpre um prazo dado pelo Ministério Público para resolver a situação e não precisar fechar o hospital. “Pagamos mensalmente um aluguel de R$ 13 mil, antes era de R$ 15 mil, conseguimos negociar e reduzir um pouco o valor. O Governo do Estado entendeu nossa necessidade e conseguimos fazer com que entendessem também que esta obra seria uma oportunidade de fazer com que nosso hospital não fechasse e ainda deixar de pagar aluguel, gerando uma economia aos cofres municipais. Então foi alterado o projeto original para podermos receber os serviços que hoje são prestados no Hospital Santo Antonio”, explicou o prefeito Marquinho.

A obra custou R$ 3.600.000,00 e conta com cerca de 650 metros quadrados divididos em diversas dependências como consultórios médicos, sala de enfermagem, sala de vacinas, sala de curativos, sala de esterilização, sala de inalação, vestiários, banheiros, recepção e farmácia, além de áreas administrativas.

Prefeito recebe a chave da nova unidade

Recepção da nova unidade