Técnicos ambientais da RMC se unem para inventário regional sobre emissão de gases de efeito estufa

Rodrigo Perpétuo fala sobre a integração dos municípios na elaboração do inventário

A Região Metropolitana de Campinas terá em breve um inventário regional sobre emissão de gases de efeito estufa. Visando a elaboração deste estudo, os técnicos municipais tem se reunido para debater conjuntamente e estudar estratégias que culminarão em políticas para enfrentamento das mudanças climáticas na Região. Neste sentido, por iniciativa da Prefeitura de Campinas, os técnicos dos 20 municípios participaram do seminário “Diálogos pelo Clima em Campinas”, realizado pela Prefeitura de Campinas, em parceria com o ICLEI América do Sul (Governos Locais para Sustentabilidade), a empresa Waycarbon e com apoio da Agemcamp. O encontro aconteceu no dia 24 de maio, na Câmara Municipal de Campinas, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, e pode ser assistido pelo link https://www.youtube.com/watch?v=s4jhvp9AP2U

A Diretora Executiva da Agemcamp – Ester Viana – participou do seminário juntamente com o Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, o Vereador e Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Carlos Rossini, o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, o Sócio Diretor da WayCaron, Felipe Bittencourt, e os representantes das secretarias de meio ambiente dos munícipios da região metropolitana.

O inventário será realizado pela empresa Waycarbon, vencedora da licitação promovida em 2016, e contará com a participação do ICLEI América do Sul nas capacitações para a equipe técnica. “A tecnologia oferecida permitirá apresentar resultados mais tangíveis e voltados para a estratégia de política pública em todas as cidades da RMC”, disse o Sócio Diretor da WayCaron, Felipe Bittencourt.

De acordo com a Diretora Ester Viana, o inventário regional será importante também para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), em desenvolvimento na Região Metropolitana de Campinas. “As ações que vem sendo desenvolvidas na área de Meio Ambiente serão importantes para a elaboração do PDUI, e a integração dos municípios neste momento é fundamental”, ressalta.

O inventário irá estimar a quantidade de gases de efeito estufa na Região e representa o primeiro passo para a elaboração de uma política de enfrentamento às mudanças climáticas, permitindo a definição de metas para redução desses gases. Para o Secretário Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, a elaboração do inventário na região é muito importante e demonstra que as ações para o enfrentamento das mudanças climáticas devem ser executadas pelos governos locais.

Segundo o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, a participação dos municípios na capacitação representa um claro reflexo da assimilação dos governos locais à implementação das agendas globais de sustentabilidade. “Há dez anos era impossível pensar nos municípios protagonizando uma política de enfrentamento às mudanças climáticas e vinculados a um movimento internacional. Isso não é pouca coisa, de fato traz um empoderamento das prefeituras para que esse trabalho se realize nas cidades”, destacou.

No mês de junho, os secretários municipais de meio ambiente e técnicos da RMC participam também de um curso de capacitação referente à metodologia GPC (Protocolo Global para Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Escala Comunitária). De acordo com o assessor de gabinete da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Cezar Capacle, serão realizados cinco encontros de capacitação, com objetivo de treinar os técnicos da região metropolitana para elaboração do inventário.

_DSC3155

_DSC3140