Expoflora segue até 27 de setembro

holambra

Considerada a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Expoflora foi aberta oficialmente no dia 25 de agosto e segue até o dia 27 de setembro, sempre de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h. São esperados cerca de 300 mil visitantes nos 17 dias do evento, vindos de todas as partes do Brasil.
     A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Fernando Fiori de Godoy e de diversas autoridades da região e do Estado – entre elas, a secretária estadual de Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, e os deputados estaduais Cauê Macris e Célia Leão.
     Discursando aos presentes, Dr. Fernando afirmou que a Expoflora está “preparada para encantar e emocionar milhares de pessoas”.
“Cada detalhe deste grandioso e inconfundível evento é cuidadosamente planejado para atender ao alto nível de exigência de seus visitantes”, afirmou pouco antes de dizer que a festa “é um sucesso que muito orgulha e inspira os holambrenses”.
     Em sua 34ª edição, a Expoflora lança as novidades em flores e plantas ornamentais ao mercado, indicando as tendências do setor. O mercado de flores prevê para 2015 um crescimento entre 6% e 8%. Os lançamentos de novas variedades, a disponibilidade das flores e plantas cada vez mais próximas do consumidor (pontos de venda) e o planejamento em longo prazo feito pelos produtores são os fatores apontados pelo setor para os resultados positivos.
     O evento apresenta ao público as flores e plantas ornamentais cultivadas por mais de 400 produtores que atuam em Holambra. Esse ano, a exposição contou com investimentos da ordem de R$ 4 milhões. Osreflexos de sua realização, por sua vez, são estimados entre R$ 20 milhões e R$ 22 milhões nas cidades localizadas num raio de 80 km de Holambra. O evento garante 1.800 empregos diretos e 5 mil vagas diretas ou indiretas.
     Parque da Expoflora

O Parque da Expoflora conta com uma área de250 mil m², dos quais 750 m² são destinados à Exposição de Arranjos Florais, uma das principais atrações do evento, que este ano tem como tema “Flores, Sabores e Sensações”. Entre as atrações fixas estão também a Mostra de Paisagismo e Jardinagem, com o tema Frutos do Jardim, a Parada das Flores, a Chuva de Pétalas, o Passeio Turístico por Holambra, as danças típicas, o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões, mini-sítio e visitas ao Museu Histórico da cidade.

Exposição e Mostra de paisagismo

Na Exposição de Arranjos Florais, os cenários, assinados pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost, conduzirão os visitantes a uma viagem pelo mundo para que a natureza aguce os sentidos da visão (beleza), olfato (aroma), tato (texturas), audição (sons) e paladar (sabores).
     A decoração inclui cascatas de flores, ambientes de festa e mais de 200 sugestões de arranjos de flores de corte. Apenas nesta exposição são utilizados cerca de 2milvasos e 300 mil hastes de flores de mais de 3.500 diferentes variedades. A exposição tem por objetivo mostrar as tendências e servir de imensa vitrine para apresentar as novidades do setor.
     Já a Mostra de Paisagismo e Jardinagem conta com 20 ambientes assinados por 35 profissionais que foram desafiados a criarem seus projetos baseados no tema Frutos do Jardim, apoiados por cerca de 150 empresas fornecedoras de produtos e serviços do segmento.

Fonte: Prefeitura de Holambra