Instalação de data centers vai gerar 100 empregos

O prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (PPS), anunciou ontem o que administração chamou de “maior investimento privado dos últimos cinco anos no município”. Trata-se da implantação de três data centers em Sumaré, com investimentos de R$ 450 milhões (US$ 143,3 milhões) da empresa Ascenty. O primeiro deve começar a operar até o mês de agosto e o terceiro, até 2019. Os centros de dados e tecnologia devem gerar mais de 100 novos empregos no município. As informações são do Executivo.

A Ascenty, fundada em 2010, hoje é a maior empresa do Brasil em infraestrutura de data centers, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. São seis unidades em operação nas cidades de São Paulo, Jundiaí, Hortolândia, Campinas e Fortaleza. Todas estão interligadas por uma rede própria de 3,6 mil quilômetros de fibra óptica, oferecendo serviços de segurança digital e conectividade.

Segundo o diretor comercial, de marketing e institucional da Ascenty, Roberto Rio Branco, o primeiro data center está em fase final de implantação em um prédio com aproximadamente três mil metros quadrados na região de Nova Veneza, próximo à Rodovia Anhanguera (SP-330), ainda de acordo com a assessoria da administração municipal. “O segundo data center será instalado ao lado deste primeiro e o terceiro, ainda estamos definindo a área”, disse Rio Branco, por meio do departamento de comunicação. A Prefeitura de Sumaré colocou à disposição da empresa o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para a contratação dos profissionais para a empresa.