Maior jato da Embraer estreia em Campinas

Imprimir   |   Enviar por e-mail

A Embraer entregou ontem (12) a primeira unidade do jato E195-E2, maior avião comercial já projetado e construído no Brasil. O modelo, com capacidade para até 146 passageiros, foi adquirido pela companhia Azul, que encomendou 51 unidades para renovar sua frota. A primeira rota da aeronave será Campinas-Brasília. “Queremos mostrar para o governo essa bela aeronave fabricada aqui [no Brasil]. Vamos começar já em outubro”, afirmou o presidente executivo da Azul, John Rodgerson. Segundo ele, a companhia espera abrir de seis a oito novas rotas por ano graças ao E2. Uma delas será o voo para Natal saindo de Campinas, maior “hub” da Azul no país.

Hoje, a Azul voa com os modelos E190 e E195, de primeira geração, sendo a única grande companhia aérea brasileira a operar jatos da Embraer. A meta é substituir todos os jatos E1 por E2 até 2022, afirmou o fundador da Azul, o executivo David Neeleman. “Ao completar 50 anos não poderia imaginar um momento mais significativo para a Embraer do que entregar o maior avião que já fizemos para uma empresa daqui”, afirmou o presidente executivo da Embraer Aviação Comercial, John Slattery, durante a cerimônia de entrega do avião em São José dos Campos (SP). O desafio do novo avião será provar a economia que promete para deslanchar as vendas.

A Azul vai operar o E195-E2 na configuração de classe única, com 136 assentos – o modelo tem capacidade para até 146 passageiros, quase 20 a mais do que o modelo da primeira geração. Ao mesmo tempo, o custo por assento, cálculo crucial para as companhias, caiu 25,4% em relação ao antecessor, segundo a Embraer. Os custos de manutenção são 20% menores, também de acordo com a fabricante. Além disso, o alcance de voo aumentou, chegando a 4.917 quilômetros. Até o momento, no entanto, as encomendas não deslancharam. Dentre os 124 pedidos firmes pelo novo modelo, a Azul é a única de grande porte.



http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css