Mais de 90 mil pessoas são vacinadas em 2 dias

Imprimir   |   Enviar por e-mail

A Prefeitura de Campinas já aplicou 90,1 mil vacinas contra a gripe Influenza 2020 em pessoas com mais de 60 anos e profissionais da área da Saúde, incluindo cuidadores de idosos. Das 59 mil vacinas recebidas pelo município ontem, foram aplicadas 37,1 mil doses só no período da tarde. No primeiro dia de campanha — segunda-feira passada — todas as 53 mil doses foram utilizadas, o que inviabilizou a imunização na última terça-feira.
Para hoje, os 65 pontos de vacinação de Campinas terão disponíveis 21,9 mil doses. A expectativa da Secretaria de Saúde de Campinas é de vacinar nesta primeira etapa 185 mil pessoas, até o dia 15 de abril. As doses que ainda restam serão remanejadas entre os Centros de Saúde da cidade para que nenhuma região fique desabastecida. A Secretaria de Saúde já solicitou novas doses para o Estado, porém, ainda não há previsão do envio das vacinas.
A imunização contra a gripe Influenza 2020 — que combate a Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B — é considerada pelos especialistas como aliada no diagnóstico de casos do coronavírus e, por isso, houve a alta procura nestes dois dias. Segundo a Prefeitura, a média nas campanhas em anos anteriores contra a Influenza foi de 5 mil pessoas vacinadas por dia.
A segunda etapa — a partir de 16 abril — atenderá os grupos prioritários de professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de profissionais da força de segurança e salvamento. A partir do dia 9 de maio serão vacinados todos os grupos prioritários alvos da campanha: crianças de 6 meses a 6 anos de idade, gestantes, puérperas, idosos, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.
RMC
As vacinas esgotaram-se também no primeiro dia da campanha nos outros 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Retornaram ontem à vacinação 12 municípios: Campinas; Valinhos; Santo Antônio de Posse; Morungaba; Nova Odessa; Paulínia; Pedreira; Monte Mor; Jaguariúna; Holambra; Hortolândia e Indaiatuba.
Hoje, a campanha será reiniciada em mais dois: Americana e Vinhedo. Amanhã Sumaré retoma a vacinação. Outras cinco cidades não informaram quando haverá aplicação da vacina: Cosmópolis; Artur Nogueira; Santa Bárbara d’Oeste; Engenheiro Coelho e Itatiba.


http://www.agemcamp.sp.gov.br/wp-content/plugins/wp-accessibility/toolbar/css/a11y-contrast.css