Nova Odessa e Vinhedo recebem veículos com recursos do Fundocamp

Carros

A Agemcamp concluiu os projetos dos municípios de Nova Odessa e Vinhedo referentes, respectivamente, ao “Sistema Regional de Proteção aos Bens e Serviços Públicos Municipais” e à “Plataforma para redução de riscos de desastres”. Em fevereiro, os veículos estiveram na sede da Agemcamp, em Campinas, para última vistoria e conclusão dos projetos, viabilizados com recursos financeiros do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano), gerido pela Agemcamp.

Para Nova Odessa foram dois veículos com repasse total de R$ 110 mil, que serão utilizados pela equipe da Guarda Municipal no serviço de proteção aos bens públicos. Já Vinhedo recebeu um veículo para atuação da Defesa Civil, no valor de R$180 mil. O veículo tem carroceria equipada com um conjunto de combate a incêndio, que atenderá à Defesa Civil nas demandas de pequenos focos de incêndio e também na Operação Verão e Operação Estiagem.

Sistema de Plataforma para Redução de risco de Desastre na RMC

O projeto nasceu por sugestão da Câmara Temática de Defesa Civil para colocar a Região Metropolitana de Campinas em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela ONU em conferência mundial, realizada em Sendai, Japão, em 2015. O objetivo do Marco do Sendai é tornar o mundo mais seguro contra riscos naturais e não naturais, e para tanto, foram estabelecidas prioridades para implementar uma gestão do risco mais efetiva. Pela integração nas ações da Defesa Civil dos 20 municípios, a Região Metropolitana de Campinas foi certificada pela ONU na campanha “Construindo Cidades Resilientes”, como região metropolitana resiliente.

Sistema Regional de Proteção aos Bens e Serviços Públicos Municipais

Este projeto consiste na aquisição de uma viatura para realização de monitoramento dos bens, serviços e patrimônios municipais e deve ser utilizado pelas equipes da Guarda Municipal dos municípios. Além de salvaguardar os bens, serviços e patrimônio públicos municipais, o projeto também favorece a integração entre as Guardas Municipais da RMC, fortalecendo ainda mais projetos já existentes na área da Segurança -  o Sistema de Videomonitoramento e a Radiocomunicação.

Por Ana Paula Santos