Nova Odessa quer ser polo de turismo

O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Nova Odessa, Fernando Sernaglia, é categórico em dizer que Nova Odessa tem potencial para crescer na área de turismo. “A cidade tem potencial turístico, embora não seja tão grande, mas existe muita coisa a se fazer”, afirmou. Sernaglia elencou alguns pontos no município que podem ser bastante explorados como a conhecida Lagoa do 5, na saída para a Rodovia Anhanguera. Outro ponto importantíssimo, em sua visão, é a colonização leta, para valorizar a cultura deste povo e parte da Fazenda Velha, além de montar um museu.

Lembrou ainda das festas tradicionais, manter as existentes, como a das Nações e resgatar outras, como a Rainha dos Trabalhadores, Miss e Mister Melhor Idade, festa junina, Carnaval e outras. “Temos que trabalhar as festas em âmbito regional e aí sim teremos um turismo bacana. Temos projeto, vamos estudar as possibilidades e os recursos financeiros, focar no trabalho, agregar a visão de pessoas de várias áreas e o resultado só poderá ser dos melhores”, disse. Para o conselheiro, o turismo não pode ser visto apenas como diversão. “O turismo é dar conhecimento a outras pessoas de culturas diferentes. O turismo é uma coisa muito boa, muito bonita e lucrativa”.

O Plano Municipal de Turismo foi aprovado neste janeiro. De acordo com o diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno, o programa terá início com ações voltadas a melhor sinalização dos pontos turísticos. Um segundo passo será o incentivo ao roteiro turístico já existente.