Diminuir o Tamanho da Letra Aumentar o Tamanho da Letra Dar Contraste / Retirar Contraste

BRASIL: COMÉRCIO VAREJISTA

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista expandiu seu volume de vendas em 3,0% (série sem ajuste sazonal) no mês de junho de 2017, em relação ao mesmo período do ano passado. É caracterizado pela venda direta ao consumidor. Integram o setor: supermercados, hipermercados, farmácias, lojas de vestuário, móveis e decoração, livrarias, concessionárias de veículos, entre outros. 

gtree1258

A análise dos dados indica que a variação no volume de vendas no segundo semestre de 2016 apresentou variações negativas em todos os meses, se compararmos com idêntico período de 2015.

A expectativa de mercado é revertida a partir de abril de 2017, quando o volume de vendas do comércio varejista passou a ser positiva, demonstrando um crescimento da demanda interna.    

gtyyy25

Também no último mês de abril, considerando-se o setor ampliado (mercado de veículos, motocicletas, materiais de construção, entre outros.), foi possível verificar uma melhora no volume de vendas em comparação com 2016. Porém, essa tendência, no que tange ao mercado ampliado, não se manteve nos meses de maio e junho.    

 
©OMI - Observatório Metropolitano - Todos os direitos reservados 2010