Diminuir o Tamanho da Letra Aumentar o Tamanho da Letra Dar Contraste / Retirar Contraste

IPCA: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (Agosto/2017)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) atingiu a marca de 0,19% no último mês de agosto, a menor variação registrada para o mês desde 2010 (+0,04%).

fjytg

Segundo o IBGE, "o IPCA é calculado desde 1980 e refere-se às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília. Para cálculo do índice do mês, o IBGE comparou os preços coletados entre 1º de agosto e 29 de agosto (referência) com os preços vigentes entre 29 de junho e 31 de julho de 2017 (base)”.          

uofgh

 

Observa-se pelos resultados regionais, que o município de Brasília (+0,45%) alcançou o maior índice no mês de agosto, impulsionado pelos preços dos combustíveis e de energia elétrica. Já a Região Metropolitana de Belém obteve o menor índice de variação (-0,22%), principalmente, devido às quedas do feijão-carioca e carnes.

lpoj

Ao verificarmos as variações por grupos, percebemos que todas as regiões pesquisadas apresentaram quedas no item Alimentação e Bebidas (-1,07%) no mês de agosto. No grupo Transportes (+1,53%) destaque para a queda no valor das passagens aéreas e aumento nos preços dos combustíveis. 

fhdj

Em termos comparativos, ressalta-se dentre as regiões metropolitanas analisadas, o elevado grau de participação de São Paulo (+30,67%) no cálculo do IPCA. 

 
©OMI - Observatório Metropolitano - Todos os direitos reservados 2010