Diminuir o Tamanho da Letra Aumentar o Tamanho da Letra Dar Contraste / Retirar Contraste

BRASIL: Setor de Serviços (setembro 2017)

O setor de serviços, em âmbito nacional, engloba a comercialização de produtos tanto para terceiros como para consumidores finais. Segundo o Ministério do Trabalho, os principais componentes envolvidos no Setor são: turismo, restaurantes, hotéis, serviços públicos e hospitalares, entre outros.

O Observatório Metropolitano de Indicadores (OMI) da AGEMCAMP elaborou um gráfico com os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), onde é possível observar que, apesar do resultado negativo (-0,3%), a variação do mês de setembro foi positiva frente aos alcançados nos meses de julho (-0,8%) e agosto (-1,0%) deste ano, sugerindo uma certa estabilidade no setor de serviços em termos nacionais.       

sgrsh

O índice de -0,3% foi fortemente influenciado pelo recuo nos serviços de informação e comunicação (-1,8%). Porém, o segmento de serviços prestados às famílias (alojamento e alimentação) cresceram cerca de 5,9% em relação ao mês de agosto, bem como de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (+ 0,3%). Os demais segmentos ficaram negativos: Serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,2%) e Outros Serviços (-0,1%).

 
©OMI - Observatório Metropolitano - Todos os direitos reservados 2010