Diminuir o Tamanho da Letra Aumentar o Tamanho da Letra Dar Contraste / Retirar Contraste

BRASIL: expectativas de mercado

Relatório publicado semanalmente pelo Banco Central do Brasil (BC), o Boletim Focus, relata as expectativas do mercado financeiro nacional sobre alguns indicadores da economia brasileira.Elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais (Gerin), o boletim apresenta resultados de levantamento diário com aproximadamente 120 bancos, gestores de recursos, além das demais instituições financeiras.

De acordo com os últimos dados divulgados, o mercado financeiro reduziu as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2,88% para 2,83% para este ano, conforme relatório publicado em 15 de dezembro. Há um mês, o mesmo índice se encontrava em 3,09% a.a.

Dessa maneira, a expectativa é de que a taxa inflacionária fique abaixo do piso de 3,0% em 2017, influenciando as projeções do IPCA para o ano que vem que passou de 4,02% há uma semana para 4,00%.  

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a expectativa é de melhora em termos de crescimento da economia este ano. A projeção de crescimento do PIB passou de 0,91% para 0,96% na última semana. A tendência é a mesma para 2018, de 2,62% para 2,64%.

Entre os outros indicadores do relatório, ressalta-se a expectativa quanto à Taxa Selic para 2018, estável em 7% a.a. 

65415

 
©OMI - Observatório Metropolitano - Todos os direitos reservados 2010