Diminuir o Tamanho da Letra Aumentar o Tamanho da Letra Dar Contraste / Retirar Contraste

Exportações: Participação de bens Industrializados

No mês de janeiro deste ano, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações obtiveram um crescimento da ordem de 0.81% nos preços dos produtos e de mais 12.9% no volume comercializado em todas as categorias. O resultado positivo foi devido, principalmente, pela exportação de produtos industrializados (+ 23,6%).

Segundo o Valor Econômico de março último, apesar do crescimento em janeiro, a participação dos bens industrializados nas exportações encontra-se em processo de redução progressiva diante das exportações dos produtos considerados básicos como é o caso das commodities.

Nesse sentido, o Observatório Metropolitano de Indicadores da RMC (OMI) da AGEMCAMP elaborou um gráfico onde é possível visualizar o desempenho dos bens industrializados e básicos no total das exportações. Vale lembrar que, a soma das exportações dos produtos industrializados e básicos não representa o valor total das operações, tendo em vista que no total está incluída a participação das operações consideradas “especiais”.

exportação de industr.

A árdua conjuntura da indústria ao longo dos últimos anos, acabou por ocasionar a perda de espaço das exportações brasileiras no cenário mundial, principalmente com a redução gradativa na venda de produtos industrializados. Segundo analistas, os problemas de infraestrutura, alta carga tributária, custo do trabalho e proteção tarifária muito acima de existente em países semelhantes foram apontadas como prováveis causas.

Para o economista Fernando Ribeiro (IPEA) é fundamental enfrentar a falta de competitividade dos produtos industrializados a fim de garantir o que o equilíbrio da Balança Comercial brasileira não fique na dependência de produtos básicos.  


(21/03/2018)

 
©OMI - Observatório Metropolitano - Todos os direitos reservados 2010